Mea culpa tardio faz Lula arranhar o Mensalão jum discurso cheio de leruaite


Em campanha pró-Dilma, Lula ajusta discurso sobre o mensalão: ‘Errou tem que ser punido’


Em seminário prestigiado pelo governador cearense, Lula ensaiou expiação: ‘Somos seres humanos…’
A plateia ria, deleitada. Desvanecia-se com as tiradas do orador. Embevecia-se com seus arroubos. Aplaudia, ovacionava. Era Lula, apresentando-se no encerramento de um evento do PT, em Fortaleza –um dos 13 seminários que o partido fará em diferentes capitais para festejar seu aniversário de 33 anos, dez dos quais no poder federal.
“Aconteça o que acontecer, nós temos candidata a presidenta da República. E vamos eleger a Dilma em 2014”, disse Lula em sua penúltima frase. Tudo no discurso evocava a disputa eleitoral, antecipada em um ano e oito meses. A depender da vontade do sábio da tribo, será uma repetição das últimas três sucessões presidenciais.
O PT de um lado, o PSDB do outro, eis o que deseja Lula. É preciso comparar, ele enfatizou. Impregnada de ironia, a sentença final de sua fala elevou às alturas o frisson que se respirava no auditório apinhado de militantes: “Olha, fazer o que nós fizemos, precisa muito bico. Não basta ser grande e colorido, tem que ser pontudo. Como a ponta da estrela desse partido.”
O blog assistiu ao seminário do PT ao vivo, graças à transmissão provida pelo partido na internet. Lula falou por mais de uma hora. Além de repisar sua preferência por Dilma e sua gana pelos tucanos, o cabo-eleitoral do PT esboçou as linhas gerais da plataforma de campanha do PT. Baseia-se em três pilares: comparação, comparação e comparação.
Na semana passada, falando num seminário organizado pelo PSDB mineiro, Fernando Henrique Cardoso dissera: “O PT tinha duas metas. O socialismo e a ética. Sobre o socialismo nunca mais falaram. Sobre a ética, meu Deus, não precisamos nem falar.” Sem mencionar FHC, Lula respondeu:
“Tem um tema que eles acham que é proibido: a questão da corrupção. Pois bem. Eu duvido, e peço pra vocês estudarem, que tenha na história desse país um presidente que tenha criado tanto instrumento de combate à corrupção quanto eu criei em oito anos. Duvido.”
Sem usar a expressão “mensalão”, um neologismo que o PT amaldiçoa, Lula falou do escândalo que sacudiu seu primeiro reinado como nunca antes desde a condenação da cúpula do ex-PT no julgamento do STF. Quem ouviu ficou com a impressão de que Lula aproveitou os meses de silêncio sobre o caso para desenvolver um antídoto para o veneno que os adversários destilarão na campanha.
“Companheiros, nós temos que saber o seguinte: nós somos seres humanos, alguns de nós podem cometer erros, é verdade. E quando cometer tem que ser julgado, como todo mundo tem que ser julgado. Errou tem que ser punido. Mas nós não vamos permitir que ninguém jogue em cima de nós a pecha que eles carregaram a vida inteira do jeito de fazer política.”
Lula expia o descalabro ético do seu governo pela metade. Ainda apelida de “erros” os crimes que o Supremo esquadrinhou. Mas já não questiona a legitimidade do julgamento. E não contesta mais a inevitabilidade das punições. Sitomaticamente, o reposicionamento materializou-se no dia em que o presidente do STF, Joaquim Barbosa, disse a correspondentes estrangeiros que as ordens de prisão dos condenados do mensalão devem sair antes de julho.
Em vez de dar murro em ponta de faca, Lula prefere agora jactar-se do Agora, prefere jactar-se dos “instrumentos” que criou para lidar com a corrupção. Nas entrelinhas, insinua que fez o que FHC não fizera: “Pode chamar o diretor da Polícia Federal pra perguntar o que era a PF quando eu cheguei e o que era quando eu saí”, disse.
“Pode chamar o Ministério Público e perguntar o que eles eram quando eu cheguei e como eles [os procuradores-gerais da República] eram eleitos. Eu, por princípio de sindicalista, indiquei todas as vezes o primeiro da fila, sem verificar quem era”, prosseguiu. “E nunca pedi um favor pra eles, e não peço. Façam o que a sua consciência quiser, porque quem julga as pessoas não sou eu. Deus vai julgar e o povo brasileiro vai julgar um dia.” Não disse palavra sobre o STF, que já julgou.
Lula arrematou: “Pegue o que fizemos com a Controladoria-Geral da República [da União, na nomenclatura oficial]”. O órgão fora criado sob FHC. Porém, no dizer de Lula, “era apenas peça de ficção.”
Em fase de muda, Lula absteve-se de reiterar o lero-lero segundo o qual o mensalão não passou de caixa dois de campanha. Mas insinuou que não abandonou a tese. Fez isso ao defender a reforma política como elixir para “moralizar a política nesse país”. Na reforma de Lula, o financiamento das campanha seria público e “quem pegasse dinheiro de empresa privada” cometeria “crime inafiançável.”
Acha que o bolso do contribuinte é a saída para “baratear os custos das campanhas”. Do contrário, disse ele, “em alguns anos só vai poder ser candidato a vereador em Quixadá [Ceará] o representante do Itaú, do Bradesco ou de uma multinacional.”
Lula disse à militância extasiada que o partido não tem do que se envergonhar. Ao contrário. Em dez anos, “fizemos tantas coisas nesse país que não temos nenhum direito de temer enfrentar qualquer debate.” Quem teme a comparação é “o outro lado”, disse, referindo-se ao tucanato. “Eles ficavam sem dormir quando eu falava ‘nunca antes na história do Brasil’. Eu fazia isso que era pro povo compreender o que ele tinha e o que ele passou a ter. E a Dilma tem que continuar fazendo, porque a comparação é a evolução das coisas que aconteceram nesse país.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário