Roberto Claudio começa a cumprir promessas de campanha na saúde de Fortaleza


57 postos recebem 104 novos médicos

Dos 92 postos de Saúde de Fortaleza, 57 receberão novos médicos a partir de hoje. No total, 104 novos profissionais, em sua maioria récem-formados, irão ingressar nas unidades primárias. A novidade integra a adesão do Município ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde.
Com o contingente, as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) serão incrementadas e o percentual de cobertura, atualmente de 33%, tende a ser acrescido. Porém, para atingir o patamar desejado (70%), a Capital ainda carece de mais 250 profissionais.
Com a inserção dos médicos, o Município garantirá, pelo menos nos próximos 12 meses, o contiNgente de 342 profissionais nos Postos. Isto, segundo o coordenador da Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Fortaleza, Ivan Rodrigues, possibilitará o preenchimento de algumas equipes do PSF, que estavam incompletas, além de ampliar os números do Programa. Para esta expansão, que além de médicos, deverá agregar dentistas, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários (composição exigida pela Ministério da Saúde), serão utilizados, profissionais selecionados, que já atuam no Município, mas que de acordo com Ivan, “estavam desordenados na rede”. 
ORGANIZAÇÃO DAS EQUIPES
“Nos diagnósticos iniciais que fizemos, constatamos que muitos enfermeiros convocados através de seleção pública, ainda na gestão anterior, não estavam alocados em unidades certas. Já o número de dentistas, selecionados no concurso de 2006, é superior ao das equipes, logo, podemos constituir outras equipes com eles e os médicos que estão ingressando”, explicou. Segundo o coordenador, a expectativa é que pelo menos em abril, já seja possível sentir os efeitos do incremento.

Segundo o Ministério da Saúde, a ideia do Provab, que teve início no ano passado, é captar médicos para a ampliação do atendimento nas unidades básicas, pricipalmente, em municípios que tenham elevada pobreza, grandes demandas nas regiões periféricas ou população superior a 100 mil habitantes. Em Fortaleza, as Regionais V e VI, conforme o coordenador, serão prioridade na expansão dos atendimentos.
Pelo Provab, cada médico terá contrato de um ano e receberá R$ 8 mil por mês. A carga horária a ser cumprida é de 40h semanais, sendo 32 dedicadas à assitência e 8h à formação. Durante os 12 meses, todos os profissionais cursarão uma especialização e serão supervisionados pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Escola de Saúde Pública. Todos os recursos do programa são oriundos do Governo Federal.

OUTRAS AÇÕES IMEDIATAS
Hoje, os 104 médicos passarão por uma “oficina de trabalho”, cujo objetivo, segundo o coordenador, é justamente esclarecer sobre as condições epidemiológicas da Cidade. Na ocasião, também será apresentado o plano de trabalho dos mesmos. 

Além da evidente carência de profissionais, Ivan relatou que outras demandas imediatas já foram mensuradas pela pasta da Saúde. Dentre elas, a garantia de material de insumos, comprometida em determinadas unidades, e a reformulação da estrutura predial de outras. A ampliação do número de postos também está sendo discutida pela gestão, conforme Ivan. Uma reunião entre a titular da Secretaria, Socorro Martins e o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na última quarta-feira (27) tratou, justamente, deste tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário