Contato

Tribunal de Contas do Ceará volta ao Hospital de Sobral

TRIBUNAL AUTORIZA NOVA INSPEÇÃO NO
HOSPITAL DE SOBRAL EM REGIME DE URGÊNCIA

Uma nova inspeção in loco será realizada, em regime de urgência, no Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral. A autorização da visita técnica foi aprovada por unanimidade, durante a sessão do Pleno desta terça-feira (5/3), após apresentação do voto do relator do processo 00763/2013-2, conselheiro Rholden Queiroz.

Durante a inspeção, será verificada a compatibilidade dos reparos das marquises, bem como realizada vistoria em todas as instalações físicas no que se refere à adequação construtiva e termo de recebimento do Hospital quando da conclusão das obras.

Relatório de Inspeção elaborado pelo 11ª Inspetoria de Controle Externo do TCE-CE, em exame preliminar, destacou como causa do desabamento da marquise na unidade hospitalar de Sobral a “fixação dos chumbadores metálicos (parabolts) no mesmo sentido da marquise”, gerando “desgaste dos furos (aumento) no concreto provocado pelos movimentos próprios das estruturas em balanço, diminuindo a força de atrito entre o concreto e os chumbadores”, ocasionando, por consequência, o “arrancamento dos chumbadores metálicos e ruína da marquise”.

De acordo com os analistas do TCE-CE, o problema no Hospital Regional Norte deveu-se, principalmente, à execução defeituosa de fixação dos chumbadores metálicos (parabolts) por parte do contratado Consórcio MARQUISE / EIT. O HRN é objeto do Contrato n.º 1310/2011, firmado entre a Secretária da Saúde (Sesa) e o Consórcio Marquise/EIT, com interveniência do Departamento Estadual de Rodovias (Dert), atual Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).

A decisão do TCE aconteceu na sessão seguinte à qual foi definido o relator do processo, por meio de sorteio eletrônico, no dia 26 de fevereiro. Na mesma ocasião, a Corte de Contas aprovou a divulgação do relatório técnico à sociedade, antes mesmo do contraditório, devido à relevância do tema. A primeira vistoria dos técnicos do TCE havia sido solicitada pelo Presidente, conselheiro Valdomiro Távora, um dia após o incidente ocorrido no equipamento de saúde, em 17 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário