Contato

Governo Cid Gomes é o terceiro melhor avaliado
O Governo do Ceará é um dos mais bem avaliados pela população entre os 11 estados citados pela Edição Especial da Pesquisa CNI/Ibope. O governador Cid Gomes foi considerado o terceiro melhor avaliado, obtendo 40% de aprovação, perdendo apenas para os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 58% de aprovação, e do Paraná, Beto Richa (PSDB), com 41%. A média nacional de aprovação dos governos dos 11 estados é de 28%, informa a pesquisa.
O levantamento especial avaliou a popularidade dos governos em Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Juntos, esses 11 estados são responsáveis por quase 90% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial. O Estado em que o governo tem o menor percentual de aprovação é o Rio de Janeiro. Lá, o número de pessoas que considera o governo ótimo ou bom é de 12%.
MAL AVALIADO
O governador pior avaliado foi Sérgio Cabral (PMDB), do Rio de Janeiro, onde apenas 12% dos eleitores consideram o governo “ótimo” ou “bom”. Cabral ficou abaixo da média nacional, de 28%. O segundo pior avaliado foi o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), seguido pelo gaúcho Tarso Genro (PT), com 25%, e pelo paulista Geraldo Alckmin (PSDB), com 26%.
Conforme o levantamento, na média nacional, as três melhores áreas de atuação dos governos estaduais são capacitação profissional, habitação e moradia e cultura e lazer. As áreas com o pior desempenho são saúde, segurança pública e educação. “Praticamente todos os estados são criticados por suas ações – ou falta de ações – nessas áreas”, diz o levantamento. O destaque do Ceará fica nas ações voltadas para desenvolvimento e crescimento do Estado, além de estradas/rodovias, cultura e lazer.
Outra avaliação feita pela pesquisa diz respeito à maneira de governar, na média nacional o Ceará ocupa a segunda colocação, como 54%. Contudo, o percentual cai 1%, quando questionado sobre a confiança do governo entre os eleitores. Pernambuco é o que mais inspira confiança entre os eleitores.

DILMA ROUSSEFF
A pesquisa aponta, ainda, que 70% dos cearenses aprovam o modo da presidente Dilma Rousseff de governar. Na Bahia e Pernambuco, o percentual é de 41% e completando os quatro estados com avaliação melhor que a média nacional tem-se Minas Gerais com 33%. Pelos números da pesquisa, a chefe do Executivo podem ser determinantes no êxito de candidaturas majoritárias. Os estados com menores percentuais que aprovam a maneira de governar da presidente Dilma são São Paulo (33%), Espírito Santo (34%) e Santa Catarina (35%). A população do Ceará também é a que mais confia na presidente dentre os 11 estados selecionados: 69%. A confiança também supera 50% em Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul.
Contudo, a pesquisa revela ainda que a popularidade de Dilma Rousseff foi de 55% (da sondagem anterior, de junho) para 31%. Pesquisas anteriores — do Ibope e Datafolha — já tinham captado a queda brusca da popularidade da presidente após as manifestações de junho que tomaram conta do País.  A Edição Especial da pesquisa CNI-Ibope foi feita com 7.686 eleitores em 434 municípios, entre os dias 9 e 12 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário