Contato

Vereadores destacam políticas de educação em Fortaleza


O anúncio de investimentos para estruturação da rede pública municipal de ensino repercutiu entre os vereadores presentes, na III Conferência Municipal de Educação, ontem. Os parlamentares aproveitaram para engrossar o coro em prol dos 50% do total de recursos do Fundo Social do pré-sal e 10% do Produto Interno Bruto (PIB) direcionados para educação. Ao todo, segundo o prefeito Roberto Cláudio (PSB), serão R$ 512 milhões em diversas ações da pasta, entre elas 35 escolas de tempo integral e 91 creches, além da criação de um departamento de segurança escolar e uma academia do professor (centro de referência).
O vereador Elpídio Nogueira (PSB) comemorou. Na avaliação dele, agora foi dado um primeiro passo para construção de uma política de educação eficiente na Capital cearense. Para ele, esse é um avanço considerável, pois significa um modelo de avanço para que os anseios da sociedade seja levado em consideração. O parlamentar defendeu, ainda, mais recursos para educação.
A vereadora Toinha Rocha (PSol) declarou que, neste momento, a cidade traça políticas importantes de desenvolvimento educacional. Segundo disse, educação não significa política de governo, mas de Estado, garantindo o direito de educação de qualidade. Ela também afirmou que as ruas cobram uma melhoria imediata na educação. Ressaltou, ainda, reconhecer os avanços da atual gestão. Entretanto, a administração ainda peca em outras áreas, principalmente em áreas identificadas pelo município onde existe grande demanda social.
100% DOS ROYALTIES
Fazendo uma análise mais ampla sobre os investimentos na educação municipal, o líder do Governo na Câmara, vereador Evaldo Lima (PCdoB), afirmou que é necessário no momento atual que a Prefeitura esteja reformulando a educação de Fortaleza, pois nenhuma prioridade de desenvolvimento e sustentabilidade é ampliada sem investimento maciço em educação, inclusive o comunista apresentou um projeto de indicação solicitando que 100% dos recursos proveniente da extração e exploração do petróleo destinada à Capital cearense seja empregados na educação municipal. Ele acredita que, em breve, Roberto Cláudio deve anunciar a medida. Evaldo Lima disse, ainda, que o assunto será uma dos dez eixos debatidos na Conferência Municipal e, portanto, atrairá a atenção dos educadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário