Centenário da Farmácia dos Pobres foi simples e bem participativo


Roberto Bulhões                                           

Uma solenidade simples e bastante participativa foi realizada ontem, no final da tarde, na Farmácia dos Pobres em Juazeiro do Norte, para marcar o seu centenário. Criada pelo boticário José Geraldo da Cruz em 31 de agosto de 1913, a farmácia sempre funcionou no mesmo local, nunca fechou as portas desde sua fundação e é a única no país a comercializar ainda hoje apenas um medicamento, o “Balsamo da Vida”. O empreendimento que teve o aval do Padre Cicero durante sua instalação e funcionamento, hoje é administrado pelo ex-prefeito Carlos Cruz, que já prepara seu sucessor, a atual Deputada Estadual Ana Paula Cruz, sua filha.

A solenidade foi prestigiada por vários políticos e correligionários de Carlos Cruz, inclusive o Deputado Federal Manoel Salviano, o ex-prefeito de Aurora, Carlos Macedo e a Deputada Ana Paula. Oito vereadores da Câmara Municipal de  Juazeiro do Norte, comandados pelo seu presidente, Antonio Alves de Almeida (Antonio de Lunga), prestaram uma homenagem ao centenário da farmácia, entregando uma placa comemorativa. Por sua vez a Assembleia Legislativa também homenageou a Farmácia dos Pobres e o presidente do Legislativo Cearense, Zezinho Albuquerque, enviou uma placa pela deputada Ana Paula Cruz, reconhecendo a importância da farmácia no surgimento e no crescimento da cidade de Juazeiro do Norte. O Monsenhor José Alves deu a benção e fez questão de ficar até o final da solenidade.

 Carlos Cruz saudou todos os presentes ao centenário do pequeno comércio criado pelo seu pai e fez um breve relato de fatos pitorescos e importante que se passaram durante vários anos. “Meu pai sempre dizia que quem chegasse vivo aqui na farmácia dele, não morria. Seu Zezinho, como muitos chamavam meu pai, era praticamente tudo na área de saúde nesta cidade, quando fundou a farmácia e atendia todas as pessoas que o procuravam”. Carlos Cruz disse ainda que “o próprio Padre Cícero quando tinha algum problema de saúde procurava meu pai e diariamente enviava as pessoas para Seu Zezinho atender”.

Demonstrando bastante satisfação em rever tantos amigos na noite do ultimo sábado (31), prestigiando o centenário de sua farmácia, Carlos Cruz fez questão de registrar tudo em foto e vídeo. “Vamos deixar esse momento guardado para posteridade. Se depender de mim, meus filhos, netos e bisnetos devem continuar fabricando e comercializando o Balsamo da Vida, fórmula única no país, criada por meu pai, José Geraldo da Cruz”. Finalizando, Carlos Cruz brincou e disse que “as pessoas que tem fé no Padre Cícero e na nossa padroeira Nossa Senhora das Dores, jamais  dispensam três coisas em suas residências: uma imagem do meu Padrinho Ciço, outra imagem de Nossa Senhora das Dores e um vidrinho do nosso Balsamo da Vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário