Água pra hidratar

Hoje, 01 de setembro, será realizada no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza, a Etapa Primavera do Circuito das Estações Adidas. A prova tem largada prevista para as 07 da manhã. Os competidores farão percursos de cinco (5) e dez (10) quilômetros e ao fim da prova recebem uma medalha. Os vencedores, em cada categoria, no masculino e no feminino, também ganham troféus.

As corridas de rua ganham cada vez mais adeptos em Fortaleza, seguindo uma tendência mundial de pessoas a cada dia mais preocupadas em manter a saúde equilibrada com o auxílio de práticas esportivas. E é partir deste ponto, que as provas de rua em Fortaleza merecem uma atenção especial: A urina e o suor são as duas formas mais importantes que eliminamos a água do corpo. No caso dos esportistas, quanto mais intensa a atividade e mais elevada a temperatura do ar, maior a necessidade de hidratação. Isso porque é pelo suor que conseguimos baixar a temperatura corporal, então, se o esforço aumenta, a necessidade de reposição de água se torna maior ainda.

Por isso, os esportistas devem se preocupar em fazer uma correta hidratação, antes, durante e após a o esforço físico.

A água é o componente fundamental de todas as células do organismo. Além de ajudar a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas e, por ser um solvente, age como um veículo de transporte de nutrientes. O ideal, segundo a nutricionista Sandra Muttoni, do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), vinculado ao Ministério da Saúde, é consumir no mínimo dois litros de líquidos por dia, de preferência água pura. “É importante que seja água, pois ela não tem outro componente interferindo na nossa saúde. Se ingerirmos sucos, além do líquido, também ingerimos calorias, açúcares, e dependendo da saúde da pessoa, isso tem uma contraindicação”, recomenda a especialista.



O cuidado com a hidratação deve ser redobrado na época da seca e em dias quentes. E apesar da recomendação mínima de dois litros, cada pessoa apresenta uma necessidade diferente de hidratação por dia. “Existe alguns cálculos que se faz, de acordo com a quantidade de energia gasta por dia. Como por exemplo, uma pessoa que tem um gasto de duas mil calorias por dia precisa de um ml de líquido por caloria. E sempre que a gente tem um esforço físico maior, precisamos repor o líquido perdido com o suor”, explica Sandra

PROPOSTA DE PAUTA

Mostrar num ambiente de competição como os atletas adeptos das corridas de rua, em Fortaleza, estão se saindo em relação à hidratação. O repórter deve mostrar os preparativos dos atletas antes da prova, se ao longo do percurso há os pontos de distribuição de água para os competidores e se eles estão fazendo a hidratação correta antes, durante e após a prova, que na nossa capital tem o componente preocupante do sol forte.




SERVIÇO:

Circuito das Estações Adidas
Data: 01 de setembro de 2013
Local: Aterro da Praia de Iracema
Percurso: 5 Km e 10 Km
Horário de Largada: 7h00
Horário de Retirada do chip: 5h30 às 6h30

Datas das provas

OUTONO – 14 de abril de 2013
INVERNO – 23 de junho de 2013
PRIMAVERA – 01 de setembro de 2013
VERÃO – 01 de dezembro de 2013

Premiação:

Troféus para os três primeiros colocados das provas 5 e 10k Masculino e Feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário