Cid Gomes anuncia novos secretários
laura@oestadoce.com.br
Os nomes dos nove novos secretários estaduais foram anunciados, no fim da noite de ontem, pelo governador Cid Gomes (PSB). O anúncio faz parte da reforma na equipe do governo, iniciada, na semana passada, quando Cid comunicou por meio de sua página pessoal, no Facebook, que faria alterações, uma vez que queria prevenir a descontinuidade da gestão devido às pretensões eleitorais de alguns titulares do Executivo.
Depois da exoneração de Francisco Bezerra, o novo secretário de Segurança Pública é o ex-controlador geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança e Sistema Penitenciário, Servilho Paiva. Em sua primeira entrevista como secretário, Paiva disse que tem como palavra de ordem “integração”, uma vez que a área da Segurança possui várias nuances, mas deve ser focada no tripé: formação, disciplina e gestão. Segundo o novo titular da Pasta, após tomar conhecimento real da situação, não descartou promover mudanças. “Ao que conversarmos, a porta está aberta a mudanças”. E afirmou que a Secretaria vai focar na ampliação do policiamento ostensivo, implementando um “sistema de motocicletas”. Com sua saída da Controladoria, assume a vaga o delegado aposentado da Polícia Civil, Francisco Sales de Oliveira.
SAÚDE
A Secretaria de Saúde (Sesa) ficará sob responsabilidade do ex-ministro Ciro Gomes, irmão do governador Cid Gomes, que prometeu deixar de lado sua postura polêmica e trabalhar para cumprir as metas definidas pela gestão. O objetivo da gestão Cid Gomes, nesta área, é ampliar o Sistema Único de Saúde (SUS) até o fim de 2014. Crítico do programa “Mais Médicos”, Ciro Gomes afirmou que a ação do Governo Federal havia sido “mal embalada, mal vendida, mas que, agora, acha algo ótimo, excelente”. E evitou polemizar, quando o assunto foi o ministro Alexandre Padilha. Ele, porém, espera ter uma boa relação com o ministro, a quem já teceu algumas críticas.
Mudanças, também, na Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), onde assume Joserbertine Clementino (filiado ao PDT). No lugar de Mauro Filho, assume a Secretaria da Fazenda o funcionário de carreira do Órgão, João Marcos Maia. Já o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), será administrado a partir de agora por Bruno Vale Sarmento Menezes. Ele era chefe de Gabinete do Bloco da Maioria e Liderança do PMDB no Senado.
Na Secretaria de Esporte assume o ex-secretário de Esporte e Juventude de Sobral, Gilvan Paiva. A Secretaria de Cidades ficará sob comando de Carlo Ferrentini, que exercia a função de secretário-executivo. E na Cultura assume Paulo Mamede, na cota do Partido dos Trabalhadores.
RÁPIDO
Estiveram presentes à cerimônia de anúncio quase todos os ex-secretários, exceto Evandro Leitão que, segundo informou o governador Cid Gomes, resolvia assuntos pessoais. O evento foi muito rápido. Estava marcada para as 15h15min, mas começou com quase três horas de atraso. Além do anúncio e de alguns comentários sobre seus secretários, Cid Gomes não deu entrevistas porque seguiria para outro compromisso, conforme justificou a assessoria do governo do Estado.
Durante sua fala, Cid Gomes mostrou satisfação com a equipe, embora tenha reconhecido fragilidade em algumas áreas. Cid não se deteve em pronunciamentos, mas fez agradecimentos rápidos a alguns de seus secretários, que deixarão os cargos, como ex-secretário de Segurança Pública, coronel Francisco Bezerra, a quem disse “não ter dúvida” do esforço dispensado ao cargo. Disse, ainda, que a área depende de um conjunto de fatores, por isso se coloca como maior desafio das gestões. “É um fenômeno, no Brasil, particularmente, no Nordeste de grande complexidade”.
DIRETRIZES
Antes do anúncio, Cid Gomes reuniu os novos titulares, onde cobrou continuidade das tarefas para atender à população cearense. Segundo o novo titular da Secretaria da Fazenda, João Marcos, “a diretriz é mesma. Temos que desburocratizar, para que a economia cearense continue tendo índices melhores do que do País”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário