Polo do Eusébio: Cid Gomes visita empresa israelense Protalix Biopharmaceutical



A empresa firmou parceria com a Fiocruz para a implantação do Polo Farmacêutico do Eusébio. Também em Israel, Cid visitou ainda a Netafim e assinou parceria com a Mekorot.

        O governador Cid Gomes visitou nesta quarta-feira (24), em Israel, a empresa Protalix BioTherapeutics, que firmou parceria com a Fiocruz para a implantação do polo farmacêutico no Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. A Protalix é uma empresa farmacêutica que usa como base plantas de enzima taliglucerase alfa, que foi aprovada para o tratamento da doença de Gaucher.

        Em junho passado, em Brasília, durante encontro do Grupo Executivo do Complexo Industrial da Saúde (Gecis), que reúne os principais atores da indústria farmacêutica nacional, além de seis ministérios, a Anvisa, Fundação Oswaldo Cruz e do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), Cid Gomes assinou parceria para a primeira plataforma tecnológica para produção de medicamentos biológicos a partir de células vegetais. O convênio envolve parceria entre a Fiocruz, a empresa israelense Protalix, o norte-americano Centro Fraunhofer para Biotecnologia Molecular e a iBio Inc. A produção começará a funcionar plenamente em 2016, quando o polo tecnológico da saúde no Eusébio.

        A Protalix BioTherapeutics foi criada em 1993 por Yoseph Shaaltiel, que recebeu seu Ph.D. na Planta de Bioquímica do Instituto Weizmann, em Israel e serviu no Departamento de Biologia da Forças de Defesa de Israel Centro Biológica. A empresa utiliza células de plantas cultivadas para produção de medicamentos biológicos

        Ainda em Tel Aviv, Cid Gomes e o presidente da Cagece, André Facó, assinaram um Acordo de Cooperação Técnica com a Mekorot Enterprises and Development Ltd, empresa subsidiária da Companhia Nacional de Águas de Israel, que foi representada pelo diretor geral da Divisão Internacional, Amiram Ohayon. O acordo visa formalizar a intenção das duas empresas em possibilitar a execução de ações conjuntas com vistas ao desenvolvimento e implementação de serviços de água, esgoto e projetos. O convênio prevê, entre outras iniciativas, o desenvolvimento de avançados projetos no setor de abastecimento de água e esgotamento sanitário, utilizando moderna tecnologia e avançadas técnicas na exploração dos recursos hídricos existentes.

        Esta iniciativa, além de fortalecer os investimentos da companhia no aumento da cobertura de água e esgoto, tem incentivado o fortalecimento institucional da Cagece através de projetos conforme os presentes na cooperação, dentre os quais: Controle das perdas de água no sistema de abastecimento de água; Automação em sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário; Tratamento e reuso de águas residuais; Centros de controle, monitoramento e geoprocessamento; Tratamento e controle da qualidade da água e; Energias renováveis.

        A Mekorot tem know-how na gestão e execução de projetos de água, com elevado nível de especialização em áreas de recursos hídricos, sistemas de abastecimento de água, dessalinização de água, tratamento e reutilização de águas residuárias, engenharia de poços profundos e operação, e modelos de transferência e similares. Neste sentido, Israel tem o título de país com maior índice de reuso de esgoto no mundo, com quase 75%.

        A Cagece e a empresa israelense têm habilidades distintas no setor de saneamento e enfrentam desafios semelhantes em função das condições geográficas e climáticas das regiões onde estão localizadas. O convênio, que terá vigência de cinco anos, proporcionará uma valiosa troca de experiência entre as duas companhias.

        Também nesta quarta-feira (23), Cid Gomes se reuniu com o diretor comercial da Netafim, Niv Dardik. A Netafim é líder mundial em irrigação que tem como objetivo promover uma mudança global na forma como a água é utilizada na agricultura. Apresentando produtos de alta tecnologia para ajudar na superação dos desafios relacionados à prática da irrigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário