Aliados aplaudem indicação de Cid Ministro da Educação


Parlamentares comemoram ida de Cid Gomes para o Ministério da Educação no segundo governo Dilma
O “sim” do governador Cid Gomes (Pros) à presidente Dilma Rousseff (PT), aceitando o comando do Ministério da Educação, repercutiu positivamente nos bastidores e plenários tanto da Assembleia Legislativa (ALCE) como da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). No parlamento estadual, até os deputados de oposição analisaram que a ida de Cid para o ministério traz boas perspectivas para o Ceará. Desde o final de outubro, já se ventilava a possibilidade de que o governador cearense estava entre as apostas certas para assumir o ministério, no segundo governo de Dilma Rousseff.
 Grande parte dos parlamentares destacou que o trabalho desenvolvido por Cid na Educação, quando prefeito de Sobral por dois mandatos nos anos de 1996 e 2000, e a atual administração do Estado, que também se estendeu por dois mandatos, foi fundamental para a presidente o escolher para a pasta.
 “O governador Cid Gomes, ele tem perfil para assumir qualquer cargo na República, porque mostrou competência. A educação é uma área em que o Ceará teve um destaque importante, não só agora quando Cid estava no governo do Estado, mas desde a Prefeitura de Sobral”, disse o deputado petista, Professor Pinheiro (PT).
 A deputada de oposição, Fernanda Pessoa (PR), ponderou que sempre é importante para o Ceará ter um representante em algum ministério. “É bom para o Estado do Ceará”, disse, ressaltando que “é bom que Cid tenha um olhar preferencial ao Estado, para que a educação possa evoluir desde as creches até as escolas de tempo integral”.
 O deputado Dedé Teixeira (PT) destacou que, hoje, os melhores índices de educação do País referem-se à cidade de Sobral. “Ele revolucionou a educação pública que é muito questionada por falta de recursos, por negação de investimentos, capacitação e melhoria da qualidade de ensino ao longo das últimas décadas”, reverberou salientando que no Ceará  iniciou-se um processo de construção de mais universidades, escolas técnicas e aumento do piso do magistério. “Cid foi um grande governador e melhorou, consideravelmente, os índices de educação no Estado. Com certeza, sendo ministro da Educação, fará um bom trabalho para que a gente possa melhorar cada vez mais essa área no Ceará”, completou.
 Na mesma linha, o deputado Lula Morais (PCdoB) também congratulou da decisão de Cid de aceitar o ministério, porém chamou a atenção do futuro ministro para que contribua a fim de que mais recursos sejam destinados ao Estado para que a Educação avance.

CMFOR
Na Câmara Municipal, o futuro presidente do Legislativo, vereador Salmito Filho (foto) (Pros),  parabenizou, no plenário da Casa, Cid Gomes. O parlamentar interrompeu a sessão e mesmo antes de a informação ter sido confirmada, Salmito repercutiu a publicação da Folha de São Paulo, que assegurava que Dilma anunciaria em breve Cid como o novo ministro da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário