Manchete do jornal O Estado(CE)


Cid é confirmado na equipe de Dilma
O Palácio do Planalto anunciou, ontem, o nome do governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), para assumir o comando do Ministério da Educação no segundo mandato de Dilma Rousseff (PT). O anúncio foi feito enquanto o governador prestava contas de seus oito anos de mandato na tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará. Durante a sessão, o presidente da Casa, Zezinho Albuquerque (Pros), interrompeu a fala do deputado Sineval Roque (Pros) e comunicou que o anúncio havia sido feito. “O Planalto acaba de informar que o novo ministro da Educação é cearense. Alguém sabe dizer o nome dele?”, brincou Albuquerque. Os deputados presentes aplaudiram de pé o novo ministro da Educação.
 Já falando como novo ministro, Cid afirmou que apesar de muitas especulações em torno de seu nome para assumir a pasta, somente ontem pela manhã  a presidente oficializou o convite. O governador foi convocado para uma reunião de última hora com a presidente. Ele esteve ontem pela manhã em Brasília, onde recebeu a confirmação de seu nome.
 Antes do anúncio, muitos deputados já se dirigiam ao governador como ministro, no entanto, Cid só falou sobre sua ida para a pasta após o anúncio oficial ser divulgado pelo Palácio do Planalto.
 “A presidente Dilma ratificou que o desafio mais importante do nosso país está na área da educação, e eu me senti, de fato, no dever de assumir essa missão. Podem ter certeza que para minha família, seria muito mais cômodo passar uma temporada fora, para descansar desses anos a frente do governo do Ceará, mas eu acho que, acima de qualquer coisa, nós temos que colocar nossa pátria, nosso país. Esse é o meu sentimento. Então, vamos enfrentar o desafio, procurando ouvir muito a população e procurar o que há de melhor na inteligência do Brasil, para que a gente possa alcançar o objetivo de melhorar a educação no nosso país. É isso que vai permitir que o Brasil seja um país melhor”, declarou Cid Gomes.

POSSE
O governador assume o Ministério da Educação no mesmo dia em que passa o governo do Ceará para Camilo Santana (PT). As solenidades estão marcadas para o dia 1º de janeiro de 2015.

BALANÇO DO GOVERNO
 O governador, em tom de emoção, despediu-se de seus oito anos de governo na Assembleia Legislativa. Na ocasião, Cid realizou um balanço de sua administração e reverberou expectativas para o Ceará para os próximos anos. Quase todos os parlamentares que acompanharam a sessão pronunciaram-se elogiando o trabalho desenvolvido por Cid no Estado e o saudaram por ser o novo ministro da Educação.
 “Me orgulho sempre e digo repetida vezes ter iniciado minha vida pública neste parlamento. Foi uma experiência que ajudou a superar as dificuldades que são naturais de quem está na vida pública e, posteriormente, ocupa funções como chefia do Executivo Municipal, da minha cidade que era meu sonho de criança, e na se sequência, a chefia  do Executivo do meu Estado”, abriu o discurso.

CONGRESSO  E EXECUTIVO
 Cid ressaltou o apoio de quase toda a bancada da Casa e referenciou ser, hoje, o maior desafio da presidente Dilma a relação entre o Executivo e Congresso Nacional. “É fundamental, ao meu juízo, para a tranquilidade dos quatro anos de governo de Dilma. Eu torço muito para isso e estarei sempre disponível para ajudar, colaborar e inaugurar uma relação de mais tranquilidade com o Congresso Nacional”, afirmou.
 Com relação ao balanço de governo, iniciou falando sobre a estiagem e de como se dedicou em equacionar as problemáticas. “Estou concluindo oito anos de governo que culminaram em uma grave dificuldade por um fenômeno que faz parte da nossa história. Já faz três anos consecutivos de seca e, obviamente, procuramos, ao longo desses anos, em cada uma das áreas, a dedicação exclusiva”, disse.
 O governador frisou ainda que o Ceará avançou na economia, ocupando o Estado, hoje, uma posição “especial” no canário nacional. “Todos nós sabemos que  Estado ocupa a 11ª economia do Brasil, em consequência, nós temos o 11º orçamento público. Mesmo nessa posição, o Ceará ao longo de seis dos oito anos que tive o privilégio de governar, alcançou o 4º lugar em investimentos públicos”, ressaltou.
 Na área em que atuará como Mmnistro, Cid Gomes destacou os resultados da educação no Ceará, contudo, analisou que há um grande déficit na prestação de serviços de creches. Cid destacou ainda o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), que motivou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), iniciativa que foi transformada em lei pelo Congresso Nacional em fevereiro de 2013 e sancionada pela presidente Dilma (PT) em maio do mesmo ano.  Cid também enfatizou que houve avanços na saúde. Para Cid, o Ceará deu um passo fundamental na saúde, com a harmonia entre os municípios, Estado e União trabalhar na melhoria da Saúde Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário