Contato

Renato Aragão será agraciado com a Medalha Joaquim Feitosa

O Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (RBCA) escolheu, em reunião, no auditório da Sema, nesta manhã de quarta-feira, 22/04, o agraciado com o Prêmio Ambientalista Joaquim Feitosa, deste ano, que completa 10 de criação da comenda. O agraciado é o professor Antônio Renato Aragão dentre os nomes indicados: Antônio Rocha Magalhães, Roberto de Proença Macedo e Francisco Flávio Torres de Araújo.
A solenidade de entrega será no Dia Estadual da Caatinga, próximo dia 28 de abril, às 15h, na Assembleia Legislativa do Ceará. Numa promoção da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará e comissão de meio ambiente da Assembleia Legislativa. O Prêmio é destinado a homenagear pessoa física ou jurídica que atuam na preservação e conservação do Bioma e no desempenho de suas ações tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento sustentável da Caatinga. A cada ano, por lei estadual, o comitê homenageia, alternadamente, uma pessoa física e no seguinte, uma instituição.
Ao ser comunicado do resultado, o secretário Artur Bruno elogiou a escolha do Comitê, lembrando que Renato Aragão foi um batalhador pela criação do Parque Botânico do Ceará e de várias Unidades de Conservação do Estado. Desde o tempo de Aumef que contribui com a política ambiental desenvolvida no estado, sendo o primeiro superintendente da Semace.

Razão da indicação

“Vida dedicada à conservação dos recursos naturais do estado do Ceará, com ênfase no Bioma Caatinga, e ainda, ao ensino e pesquisa em Ecologia. É notório o quanto sua vida pessoal se liga a trajetória ambiental do estado do Ceará de maneira umbilical. Uma pessoa exemplar que, com espírito de responsabilidade e solidariedade para com os seus contemporâneos e com as gerações futuras, compreendeu a necessidade de se trabalhar pelo bem comum, desde a década de 1960, quando ainda eram poucos os que militavam nessa área.” É o que expressa a professora Nájila Rejanne Alencar Julião Cabral autora da indicação do homenageado.
Conheça o homenageado

Professor aposentado da Uece, o geógrafo foi o primeiro Superintendente da Semace (Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará) e, o responsável pela elaboração da proposta de criação da Política Estadual do Meio Ambiente, em 1987. Também idealizou a criação de diversas áreas protegidas no estado do Ceará, a exemplo da Estação Ecológica de Aiuaba, no sertão dos Inhamuns, cuja proposta, endereçada ao Prof. Paulo Nogueira-Neto, então Secretário da SEMA, data do ano de 1975. A Estação Ecológica de Aiuaba foi criada por meio do Decreto no 81.218, de 16/01/1978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário