O governador do Ceará, Camilo Santana, esteve na
manhã desta quinta-feira (28), acompanhado do Prefeito
de Fortaleza, Roberto Cláudio, no Terminal de
Antônio Bezerra, para o lançamento oficial do
programa "Agenda Fortaleza", uma ação
integrada entre Governo e Prefeitura que vai permitir a
realização de atividades e a
ampliação de serviços à
população. O projeto inicial visa melhorar a
qualidade dos serviços e a segurança nos sete
terminais de ônibus de Fortaleza.Durante a visita, Camilo Santana falou com as pessoas que estavam no local e assinou dois termos de cooperação, juntamente com o prefeito Roberto Cláudio, para o Agenda Fortaleza. O governador destacou a importância desse ato. "Hoje cerca de um milhão de pessoas passam pelos terminais de Fortaleza por dia. É quase metade da população. Então a ideia foi reforçar a segurança, que é algo fundamental, em uma parceria entre Governo, Prefeitura e o Sindiônibus. Todo mês vamos apresentar novas ações dessa parceria", disse.
O prefeito de Fortaleza, Roberto
Cláudio, falou mais sobre as ações da
parceria: "Essa ação vai garantir uma das
demandas mais recorrentes dos usuários de transporte
público, a segurança dentro do terminal.
É uma ação de muita sensibilidade.
Além do aumento efetivo da Polícia Militar,
nós estamos duplicando o número de guardas nos
terminais. Estamos colocando também
estações fixas para que as pessoas possam
identificar situações de risco e fazer suas
queixas.Camilo Santana também reforçou que os poderes ainda vão trabalhar muito para buscar melhorias em diversas áreas: "Estado e Prefeitura trabalham juntos. E não só na área da segurança, estamos trabalhando também pela regulamentação do Cocó, para enfrentar a questão da saúde, a questão habitacional. Esse é um grande ganho para a população de Fortaleza, pois estamos olhando conjuntamente para a cidade".
Segundo o comerciante Raimundo Costa Aguiar, as
ações do programa serão bastantes
benéficas para os usuários dos terminais.
"Nós que frequentamos os terminais todos os dias
sentimentos medo. A questão da violência
não é brincadeira. Saber que nossos governantes
estão tomando ações já nos deixa
mais tranquilos, saímos de casa com mais
tranquilidade", disse.A mesma opinião é compartilhada pela dona de casa Maria de Lourdes de Sousa, "Quero parabenizar o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio pela atitude. Não é fácil lidar com a insegurança, e com mais policiais, câmeras de vigilância, com certeza os bandidos vão pensar duas vezes antes de fazer algo contra alguém", disse.
Diminuição de homicídios
Durante a visita ao Terminal de Antônio Bezerra, o governador compartilhou com alegria a notícia da diminuição da violência no Estado. "Em maio, estamos garantindo, através desse trabalho da segurança pública, uma queda significativa no número de homicídios em Fortaleza nos últimos quatro meses. A expectaiva é que pode chegar a 30% de redução. Fruto de um trabalho conjunto entre Polícia Civil, Polícia Militar, Guardas Municipais, órgãos de trânsito, isso é fundamental para garantir maior tranquilidade para a população", destaca Camilo.
Medidas de segurança nos terminais
Cada um dos sete terminais contará, a partir de agora, com a atuação de equipes de policiais militares e guardas municipais de forma ininterrupta, além da realização de rondas no entorno dos terminais por viaturas da Polícia Militar.
Outra iniciativa, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), é a instalação de câmeras de monitoramento nos terminais, que funcionarão 24 horas e estarão integradas à Guarda Municipal e à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS), assim como ponto de apoio com informações e a possibilidade de registro de Boletim de Ocorrência.
Marcaram também presença na visita ao Terminal de Antônio Bezerra a vice-governadora Izolda Cela; o secretário da Segurança, Delci Teixeira; o vereador Evaldo Lima; o presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário