Federal senta banca em Sobral


Sobral deverá ganhar unidade da UFC, diz reitor da universidade

A Universidade Federal do Ceará (UFC) deverá ter uma unidade na Zona Norte do Estado, mas precisamente no município de Sobral, município que fica a cerca de 220 quilômetros de Fortaleza. A informação é do reitor Henry Campos, acrescentando que está desenvolvendo esforço nesse sentido junto ao Ministério da Educação. Ele viajou ontem a Brasília e um dos assuntos da sua pauta de reivindicações é esse, no mesmo ministério.
O reitor lembra que já existe uma unidade em Juazeiro do Norte e também a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, município localizado a cerca de 60 quilômetros de Fortaleza.
Em Brasília, ele foi manter contatos com o secretário de Educação Superior do MEC, Jesualdo Farias, para tratar de questões relacionadas tanto a abertura de escolas médicas como residência médica, sendo que há um movimento nacional envolvendo reivindicações nessas duas áreas.
“Nós – prometeu antes do embarque – vamos discutir estratégias para essas reivindicações”. Ainda na oportunidade, e na mesma área, foi fazer o fechamento das provas do revalida. Depois da questão resolvida, ele informa que vai se publicado edital ainda neste mês de setembro. Informou ainda que as provas práticas do revalida vão acontecer no próximo mês de dezembro.
Como informa, essas provas práticas vão ser descentralizadas, possivelmente em Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro ou São Paulo ou Campinas. O reitor informa que o orçamento da UFC deste ano já foi definido, sendo que ultrapassou R$ 1,1 bilhão. Henry Campos lembra que a luta, agora, é sobre o orçamento do ano que vem, devendo ser aumentando em um volume dentro do permitido pelo orçamento.
 UFC
A Universidade Federal do Ceará tem sete campi espalhados pelo estado que englobam 17 unidades, quatro centros acadêmicos, cinco faculdades, quatro institutos, além de dois hospitais e 17 bibliotecas. Em 2013, foi considerada uma das mais bem avaliadas instituições do país pelo ranking do Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação, no qual obteve o conceito quatro, que indica o status “bom”. Alguns de seus cursos figuraram na lista dos mais bem avaliados do país, colocando-a como melhor instituição de ensino superior do Nordeste.  Entre 2012 e 2015, a universidade ocupou o primeiro lugar no ranking das universidades com a maior concorrência entre os estudantes no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), oferecendo 6.378 vagas para cursos de graduação. (com informações de Tarcísio Colares).

Nenhum comentário:

Postar um comentário