
A audiência foi iniciativa do reitor para dar sequência às tratativas referente à instalação do Observatório, que será resultado de uma parceria da UFC com o Governo do Estado – por meio de oito secretarias estaduais, e da ONU. A expectativa é que o acordo seja finalizado até julho de 2016 para que o Observatório do Pecém seja formatado e já comece a atuar no segundo semestre do próximo ano.
De acordo com o Reitor Henry Campos, a intenção é acelerar as discussões sobre os impactos socioeconômicos no Complexo do Pecém, promovendo encontros na UFC para apresentar o projeto do Observatório aos professores da Instituição.
A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Nicolle Barbosa, lembrou que o Estado passa por um momento de contenção de despesas, mas estuda a melhor forma de desenvolver o projeto com a contribuição das secretarias estaduais.
Observatório
O desenvolvimento de um observatório regional no Pecém integra o projeto-piloto do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU Habitat), com parceria do Governo do Estado. A UFC vai contribuir como polo de pesquisa para analisar índices referentes à região do Pecém, como produtividade, infraestrutura, igualdade, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental. Outras cidades que farão parte do projeto da ONU são Rio de Janeiro, na área litorânea de Costa Verde, e Pará, na hidrovia de Tapajós.
(Site da UFC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário