Depois da visita tem 0800 no almoço do Abolição


Deputados mantêm expectativa de debates acirrados na AL

Assembleia Legislativa inicia as atividades do semestre legislativo com a expectativa de discussões acirradas, dentre elas, algumas focadas nas discussões eleitorais deste ano, segundo relataram, ao jornal O Estado, os deputados estaduais. Na solenidade de instalação das atividades legislativas, hoje, o governador Camilo Santana irá expor as prioridades do Governo para 2016 e apresentar o balanço das ações no ano passado.
O presidente do Legislativo, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), acredita que o semestre será de intensa produção legislativa e discussões. Entretanto, já adiantou que, em virtude das eleições municipais deste ano, convocará o Colégio de Líderes, após o Carnaval, para discutir a temática e evitar excessos, tendo em vista a vigilância da Justiça Eleitoral.
Ao falar suas expectativas no tocante às relações entre Legislativo e o Palácio Abolição, o parlamentar reafirmou o tratamento de cordialidade e independência, lembrando que, até agora, o Legislativo tem votado os projetos oriundos do Governo por entender que é necessário esse apoio. Ele lembrou ainda o projeto, em andamento na Casa, que investigará as razões que levaram jovens cearenses a serem assassinados ou cometer homicídios, suas trajetórias de vida e ambiência afetiva dos entornos familiares e sociais. Inclusive, o Comitê pela Prevenção de Homicídios na Adolescência será oficializado na quinta-feira, dia 4.
Segurança e saúde
Ainda para este período, os deputados devem se debruçar sobre questões relacionadas a segurança e saúde, além da temática eleitoral. “Assembleia viverá um período diferente por causa das eleições municipais. Mais uma vez, o foco será Fortaleza. O interior do Estado e a Região Metropolitana também. Neste período, teremos debates diferente do início da legislatura, no ano passado. E teremos muitos candidatos a prefeitos”, disse Ely Aguiar (PSDC), citando a questão da saúde e da segurança pública como temas a serem recorrentes explorados nas discussões da Casa. “Segurança pública, que não conseguiu avançar. O Governo continua enxugando gelo”. Ely lembrou também as questões nacionais, por conta do pleito municipal, deverá permear alguns discursos, haja vista a estrategia de enfraquecer o Governo Federal e, assim, conquistar as prefeituras no interior.
Para o deputado Audic Mota (PMDB), uma discussão “urgente” no retorno das atividades diz respeito a segurança pública, citando as informações sobre a união entre gangues e quadrilhas em torno de lideranças de facções criminosas no Estado. Segundo ele, é preciso se “debruçar” sobre o fato e encontra caminhos para desarticular essas quadrilhas. Citou ainda a saúde e questões ligadas as eleições municipais com as pautas das discussões. Questionado sobre as articulações da oposição, ele adiantou que o trabalho de discussão é “permanente” e pautado nas “cobranças da sociedade”.
Educação
Outra discussão aguardada com expectativa pelos parlamentares e considerada de grande relevância para o Estado é o Plano Estadual de Educação, que já se encontra na Casa. O deputado Elmano de Freitas (PT) considera que ainda este semestre deve ser apreciado pelo plenário. Segundo explicou o petista, a mensagem precisa ser lida em plenário, para que possa seguir os tramites legais e ser votada posteriormente. Conforme ele, a matéria é bastante importante para toda a sociedade cearense, já que irá definir metas para os próximos dez anos.
Mais
Retribuindo a visita de Camilo Santana, os deputados juntamente com o presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque, irão com o Governador ao Palácio da Abolição. O retorno das atividades, em plenário, com discursos e votações, só acontecerá na sessão de amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário