Contato

40 minutos presa por estar trabalhando

Agente da AMC é detida por oficial do Exército

Uma agente da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) recebeu voz de prisão, de um coronel do Exército Brasileiro (EB), na noite da última quarta-feira (1), enquanto atuava em uma blitz conjunta com o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), na Rua Marechal Bitterncourt, em frente ao 10º Depósito de Suprimento do Exército, no bairro Dias Macêdo.
A agente, que teve o nome preservado, foi detida após um possível desacato ao oficial. A discussão teria começado quando oficiais do Exército exigiram que a blitz fosse desmontada devido o local ser considerado uma área militar. Sobre o fato, o chefe de Comunicação da 10ª Região Militar, coronel Luiz Silveira Benício explicou que “a AMC estava fazendo uma operação de fiscalização de trânsito, com checagem de documentos de veículos, mas fizeram em frente ao depósito de suprimentos”.
Detida
A servidora ficou detida por cerca de 40 minutos e foi liberada em seguida. Sobre a ocorrência, coronel Luiz Silveira Benício afirmou que o caso não passou de um desentendimento e que a situação já foi contornada. “Houve um desentendimento entre as partes que culminou numa discussão mais acalorada e a detenção da agente no aquartelamento. O Exército já se reuniu com a superintendência da AMC e chegaram à conclusão de que o episódio não passou de falta de comunicação”.
Segundo o coronel, existe uma parceria antiga entre a AMC e o Exército. No entanto, a autarquia não teria informado da realização da blitz em frente ao depósito de suprimentos. “A AMC não informou que faria operação em frente ao quartel e faltou ao quartel se preparar para compartilhar a ação da AMC. Porém, o assunto já foi contornado”, explicou o coronel. Pessoas que passavam no local e presenciaram a discussão, filmaram e postaram nas redes sociais. Os vídeos viralizaram na internet e geraram polêmica.
Esclarecimentos
Em nota, a 10ª Região Militar informou que “foi aberto o procedimento administrativo decorrente (instauração de sindicância), com prazo de 30 dias para conclusão, que apurará as circunstâncias envolvendo o episódio. A 10ª RM aproveita a oportunidade para ressaltar que o acontecimento não modifica o relacionamento institucional entre os órgãos, que sempre se caracterizou pela cordialidade respeito mútuo e espírito de cooperação”.
Já a AMC esclareceu, em nota, que “a operação realizada no bairro Dias Macêdo já é uma ação contínua e que objetiva aumentar a segurança pública e reduzir os acidentes de trânsito. Nos primeiros quatro meses deste ano, mais de 1.500 motocicletas foram apreendidas por trafegar irregularmente na cidade. A AMC está buscando, junto ao Exército Brasileiro, um entendimento amplo que permita manter e ampliar a parceria entre os dois órgãos, que já é de longa data, exatamente para evitar casos semelhantes no futuro”. A autarquia completou informando que a agente em questão “é uma das mais eficientes servidoras do quadro funcional do órgão e exercia o seu trabalho corretamente, cumprindo a missão de garantir um ir e vir mais seguro à população”. A sindicância deve ser finalizada no prazo de 30 dias.
Assembleia
Em protesto, os agentes da AMC suspenderam as atividades na tarde de ontem, para realizar uma assembleia geral que teve como pauta a detenção da agente. O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) explica que os agentes de trânsito suspenderam as atividades em solidariedade à colega de trabalho e, em assembleia geral, deliberaram por cobrar da AMC e da Prefeitura uma atitude firme visando o esclarecimento dos fatos, tanto por parte da autarquia como do Exército Brasileiro.
Os agentes avaliaram como inaceitável a ocorrência de fatos dessa natureza e querem assegurar a apuração do incidente. O ato se encerrou com o compromisso da superintendência da AMC de dar resposta aos questionamentos dos agentes de trânsito, hoje, ao meio-dia, na sede do órgão. A assembleia foi coordenada pelo diretor setorial de Segurança Pública e Trânsito do Sindifort, Eriston Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário