Coluna do blog


"Ibama vê risco diplomático em exploração no Norte” -
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) pedirá a interlocução do Itamaraty com os governos da Guiana Francesa, Suriname, Guiana e Venezuela e arquipélagos do Caribe quanto aos planos da empresa francesa Total de explorar petróleo na foz do rio Amazonas. Os estudos de licenciamento ambiental rejeitados pelo Ibama na segunda-feira indicam "potenciais riscos transfronteiriços" na atividade no caso de vazamento. Esse é o principal ponto que pode frear os planos da Total de perfurar no mar em frente à Amazônia. Em junho, é bom lembrar, o governo do presidente francês Emmanuel Macron anunciou a intenção de o país proibir novas explorações de petróleo na "França metropolitana e ultramar". Os técnicos do Ibama lembram no parecer enviado à presidente Suely Araújo que a "modelagem apresentou possibilidade de toque" em Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Barbados, Guiana e Trindade e Tobago, "além de impacto sobre águas jurisdicionais da Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela e outros". O Ibama não teve retorno sobre as providências pedidas anteriormente à empresa. Suely acatou as considerações de sua equipe técnica. Foram listadas dez pendências não respondidas pela Total, na terceira tentativa da empresa de aprovar o licenciamento ambiental na foz do Amazonas. A presidente do Ibama deu um ultimato à petroleira. "Caso o empreendedor não atenda aos pontos demandados pela equipe técnica mais uma vez, o processo de licenciamento será arquivado”.

A frase: "Xô agosto!". Foi brabo.
  

Amor e ética no Pecém(Nota da foto)
A coordenadoria de políticas públicas sobre sobre drogas com Rossana Brasil Kopf e Jorge Damasceno com parcerias com a coordenadoria de políticas para mulheres Cleane Hebe e a secretaria do meio ambiente com o Flávio estão no projeto Amor e ética dentro do Pecem , com todo apoio do Prefeito Claudio Pinho , um Município limpo em prol do turismo e da Educação.

NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) esclarece informação veiculada na coluna Política da edição de 30 de agosto de 2017 do Jornal O Estado referente à Vaquejada em Acaraú. Na terça-feira (22/08), o MPCE deu entrada em uma Ação Civil Pública pedindo a suspensão da 12ª Vaquejada de Acaraú. A Justiça intimou o MPCE da decisão de indeferimento, na quarta-feira (23/08). O MPCE recorreu da decisão na quinta-feira (24/08). No fim da tarde da sexta-feira (25/08), o Tribunal de Justiça indeferiu a liminar, mantendo a Vaquejada, decidindo, assim, que os animais deveriam ser examinados por profissionais a fim de averiguar a condição física antes e após serem submetidos à pista do evento. A Justiça também intimou o MPCE a proceder com o acompanhamento necessário das atividades, com livre entrada na 12ª Vaquejada de Acaraú para o fim específico de fiscalização. O MPCE ressalta que agiu com zelo durante todo o processo, inclusive pedindo urgência na apreciação da matéria.​

Eu esclareço
A Nota de Esclarecimento do Ministério Público do Ceará faz referencia a nota publicada nesta coluna do Macário Batista, deste jornal O Estado, dia 30. Eu escrevi:

O tempo ruge
Anunciada a vaquejada tradicional de Acarau, o MP mandou dizer que não era pra fazer,não. Aí a organização recorreu pra Justiça.

Tempo é ouro
A Justiça disse que podia realizar, sim, mas o MP recorreu. Como era fim de semana e não tinha como resolver a questão recorrida, a vaquejada aconteceu. Uma festa.

O Quebra nóis do Bom Jardim
“A Rua é Noiz”, espetáculo coreografado por Katiana Pena, estreia nesta sexta-feira, 1 de setembro de 2017, às 20 h, no Bom Jardim, próximo ao CAIC da Granja Lisboa).

Começo das "melhorias"
Disponibilizando o aeroporto de Fortaleza para terceiros as coisas irão melhorar para os usuários. Isso dizia o Governo que entregou o Pinto pros alemães.

Ajuda
A primeira melhoria é que vamos ter que pagar um aumento de 2,5% das taxas de embarque do Pinto Martins, por conta das "melhorias".Era isso que cê queria?

Caminhos de Fortaleza
O vereador Acrísio Sena convidou os seus pares para participarem no dia 13 de setembro, às 8h30, no Ministério Público, para discutir a acessibilidade de calçadas e passeios em Fortaleza.

E-mail
Acrísio disse  da importância do tema,contando que Dona Venturina Lopes, lhe mandou e-mail para pedir que o parlamentar contribua com uma cidade mais acessível.



Nenhum comentário:

Postar um comentário