Bom dia

Médicos da Atenção Básica de Fortaleza decidem paralisar atividades nos postos de saúde, nesta segunda-feira (3)
Os médicos da Atenção Básica de Fortaleza decidiram, por unanimidade, em Assembleia Geral Extraordinária, realizada dia 2 de agosto, no Sindicato dos Médicos do Ceará, paralisar as atividades por 24h (vinte e quatro horas), na próxima segunda-feira (3).  A decisão ocorre em virtude da inércia da Prefeitura Municipal diante do Ofício n° 083/2018, enviado em 20 de julho, no qual foram dispostas importantes reivindicações relacionadas, sobretudo, à insegurança nos postos de saúde da Capital, locais de constantes atos de violência contra os profissionais e pacientes; e ao reajuste salarial da categoria.   

A Prefeitura não apresentou proposta sobre a pauta de reivindicações, a despeito das inúmeras tentativas de negociação dos profissionais com a gestão, via atuação do Sindicato, por meio do diálogo propositivo, mobilizações e ações da Campanha Saúde Precisa de Segurança, cujo objetivo é alertar as autoridades e a sociedade sobre a insegurança de pacientes e médicos no exercício da profissão. Inclusive, ciente da gravidade da situação, o Sindicato solicitou, em julho de 2017, à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), a inclusão de unidades de saúde – com recorrentes casos de violência registrados – no Programa “Ceará Pacífico”. 

O presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes, destaca que, mesmo diante de toda essa mobilização, as questões levantadas pela categoria não foram solucionadas. Por conta disso, os profissionais, com o apoio do Sindicato e de outras entidades, optaram por paralisar. “Estamos em contato com os médicos da Atenção Básica, com o Conselho Municipal de Saúde e com os Conselhos locais de cada posto. Nossa atuação é em prol da garantia da segurança, da valorização da atividade médica, da saúde e da dignidade dos médicos e dos pacientes”, declara.

Tal paralisação é perfeitamente amparada em Lei, sendo legítimo exercício do direito reivindicatório classista, para melhores condições de trabalho.

Mobilização dos Médicos da Atenção Básica de Fortaleza
Dia: 03 de setembro (segunda-feira)
Horário: a partir das 8 horas
Local: Paço Municipal (Rua São José, nº 01 – Centro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário