Canudo de papel

Texto de Roseno pode voltar à pauta na Assembleia Legislativa

O assunto não é exatamente uma novidade no Ceará. Em de julho de 2018, começou a tramitar, na Assembleia Legislativa, o projeto de n°175/18, de autoria do deputado Renato Roseno (Psol) que proíbe o uso de canudos de plástico nos estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes e lanchonetes do Ceará.
Com o fim da legislatura a proposta foi arquivada, mas o parlamentar já solicitou o desarquivamento. A retomada da tramitação ainda depende de decisão da Mesa Diretora. O projeto de Roseno estabelece a proibição dos canudos de plástico em estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes do Ceará. A proposta segue um movimento já identificado em diferentes estados e municípios brasileiros que estão buscando alternativas para substituir os conhecidos canudinhos, normalmente usados em restaurantes e lanchonetes, por alternativas ambientais mais viáveis.
Segundo o parlamentar, apesar de aparentemente inofensivos, pesquisas apontam que esses utensílios têm causado sérios danos à vida animal, e em especial à marinha. Autor do projeto, Roseno explica que a humanidade já produziu 8,3 bilhões de toneladas de plástico, desde o início da produção em massa do canudo, entre 1950 a 2015. A maior parte já virou lixo e quase 80% do material está em aterros sanitários ou no meio ambiente.
Segundo o parlamentar, o plástico é um dos maiores inimigos do meio ambiente. A produção do material exige petróleo (5%). Mesmo que seja pouco, para extraí-lo e refiná-lo é necessário todo o processo que envolve práticas que poluem excessivamente o ambiente. Outro problema grave, é que o material demora mais de 100 anos para se decompor e, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), entre 22% a 43% do total produzido vão parar em aterros onde ficam por mais de um século.
Renato Roseno enfatizou que a contaminação ambiental por plástico é um problema extremamente grave e precisa ser enfrentado, urgentemente. “Estima-se que já existe uma tonelada de plástico no oceano para cada cinco toneladas de peixe e, em 2050, a proporção será de uma para uma. Isso já está provocando a morte de pelo menos 100 mil mamíferos e milhões de peixes”, afirmou.
Mundo
A redução no uso de plásticos vem ganhando cada vez mais espaço nas agendas políticas. Atualmente, mais de dez países ao redor do mundo já aprovaram projetos de leis que combatem o uso de plásticos: Índia, Bélgica e Noruega são alguns dos exemplos, além dos latino-americanos, Uruguai, Costa Rica e Panamá.
“Atualmente, no mercado há opções ambientalmente corretas que podem perfeitamente substituir os canudos de plástico. Compreendemos que este produto não é imprescindível para a sociedade, sendo necessário reavaliarmos sua utilização e contribuirmos no fortalecimento de práticas positivas”, ressalta Roseno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário