O sonho de cada um

Parlamentares destacam prioridades para novo mandato 

Posse dos 46 deputados eleitos para a 30ª Legislatura Posse dos 46 deputados eleitos para a 30ª Legislatura Foto: Bia Medeiros
A defesa dos direitos das mulheres, segurança, educação, saúde e atenção aos municípios do Estado são alguns dos temas que deverão marcar os mandatos dos parlamentares a partir de 2019. Os 46 deputados eleitos e reeleitos para a 30ª Legislatura foram empossados na manhã desta sexta-feira (01/02), em sessão conduzida pelo presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa.
A deputada Patrícia Aguiar (PSD) comentou que vai destacar a defesa dos direitos das mulheres. “Avançamos com o direito ao voto, com a Constituição de 1988, com a Lei Maria da Penha, mas os excessos da cultura patriarcal e machista ainda são cometidos, mesmo com todos esses avanços. Precisamos mudar e reconstruir esse discurso”, defendeu.
O deputado Nezinho Farias (PDT), por sua vez, afirmou que irá trazer temas voltados para o municipalismo. Ele explicou que uma de suas principais bandeiras será a emancipação dos distritos que possuem condições para tal. “Carrego comigo esse assunto, pois fui prefeito de Horizonte por três mandatos e tenho muita experiência para trocar a respeito das parcerias que podemos firmar no sentido de contribuir para o desenvolvimento dos municípios”, disse.
Da mesma forma, o deputado Fernando Santana (PT), afirmou que irá voltar muito do seu olhar para o Cariri, sua região de origem. O petista afirmou, entretanto, que a intenção é propor aos 46 parlamentares uma “união pelo Ceará”. “Entendo que devemos deixar de lado desavenças partidárias e focar nas necessidades do nosso povo e do nosso Estado”.
Para o deputado Leonardo Pinheiro (PP), a expectativa é dar continuidade aos debates, visando melhorias para saúde e educação, além da convivência com a seca. “O Ceará já é destaque na educação, e a Casa deve permanecer contribuindo com o Governo para estender as melhorias nessas áreas tão caras ao Estado”, assinalou. O parlamentar também enfatizou a importância de continuar o diálogo para a melhoria da segurança pública. “O Ceará está restabelecendo a segurança, e é relevante que todos possam contribuir para o debate de ideias”, afirmou.
O deputado Walter Cavalcante (MDB) acrescentou que vai persistir para regulamentar e colocar em prática os projetos tratam de melhorias para pessoas com deficiência. “Foi sancionada pelo Governo uma proposta de minha autoria que resguarda 5% das casas construídas pelo Estado para pessoas com deficiência. Outra proposição sugere que 10% das vagas do Menor Aprendiz sejam para deficientes”, pontuou.
Já o deputado Osmar Baquit  (PDT) ressaltou que, com a renovação de parlamentares na Casa, os debates devem tomar novos rumos e nova oxigenação. “São novas ideias e propostas que o Parlamento vai receber e, com certeza, a pauta principal devem ser as ações do Governo do presidente Bolsonaro. Com essa mudança, o Plenário será marcado por grandes debates e propostas diferenciadas”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário