Wanda Palhano-Homenagem à saudosa "Doutora"

Memória: Shopping Benfica homenageia Wanda Palhano

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o Shopping Benfica realiza, até hoje, a exposição “ Mulheres de Bem”. Uma das homenageadas é a jornalista e advogada Wanda Palhano. Ela foi presidente do jornal O Estado desde 1996 até falecer em 21 de junho de 2017, vítima de uma parada cardiorrespiratória.
A exposição traz mulheres cearenses ou naturalizadas, que viveram a frente de seu tempo e que são exemplos da valentia e força femininas em diversos segmentos. A mostra está exposta na Galeria BenficArte e faz parte da programação especial para o Dia das Mulheres.

Além de Wanda Palhano, a exposição destaca grandes personalidades que fizeram história, como Rachel de Queiroz, escritora e primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras; Heloísa Juaçaba, pintora; Jovita Feitosa, voluntária na Guerra do Paraguai; Alba Valdez, primeira mulher a ingressar na Academia Cearense de Letras; e Yolanda Queiroz, empresária.
Sobre
Wanda Palhano, natural de Jataizinho, no Paraná, chegou ainda criança no Ceará. A exposição “Mulheres de Bem” destaca a trajetória da jornalista como “uma história iluminada, pautada, principalmente, pela coragem em abrir novos caminhos”. Ela formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB), e em Administração Pública, na Universidade Estadual do Ceará.

Wanda Palhano foi a primeira mulher a ocupar o cargo de procuradora-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), além de ter sido procuradora federal. Recebeu os títulos de cidadã cearense, pela Assembleia Legislativa, e o de cidadã de Fortaleza, pela Câmara Municipal, com aprovação unânime entre os parlamentares de ambas as casas. Também foi destaque na OAB – CE, como a primeira mulher eleita conselheira.
Na Faculdade de Direito, conheceu e casou-se com Venelouis Xavier Pereira, com quem teve quatro filhos: Ricardo, Stevenson, Soraya e Solange. Wanda assumiu a presidência do jornal O Estado, em 1996, após falecimento do esposo. Em 2013, lançou o livro “Espelho”, que reúne poesias, crônicas e artigos de sua autoria.
SERVIÇO
Exposição Mulheres do Bem
Galeria BenficArte – Shopping Benfica
Horário: a partir das 10 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário