Audiência em Quiterianópolis cobrará de mineradora reparação de danos por contaminação na água e no solo da região


O deputado estadual Acrísio Sena (PT) falou onmte (3/5), na tribuna da Assembleia Legislativa sobre os resultados da reunião conjunta das Comissões de Meio Ambiente – da qual é presidente – e Direitos Humanos – que tem à frente o deputado Renato Roseno (Psol) – sobre os efeitos das atividades da mineradora Globest no solo e na água da região de Quiterianóplis e Novo Oriente.

O parlamentar informou quatro encaminhamentos: 1. pedir dados das secretarias de saúde do Estado e do município sobre a saúde da população antes e após a instalação da empresa na região; 2. firmar convênio com o Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) para aprofundar os estudos de impactos ambientais; 3. formalizar Termo de Ajuste de Conduta (TAC) do Ministério Público e Semace com a Globest para reparação de danos; 4. realização de uma audiência pública em Quiterianópolis ainda no mês de maio.

“Os estudos apresentados pelo Nutec, que analisou solo, sedimentos e a água do Rio Poti e Açude Flor do Campo, apontam uma quantidade superior a 40 vezes do valor máximo tolerável do elemento químico antimônio, dentre outros. A exposição a este elemento pode resultar em problemas respiratórios, gastrointestinais e de pele”, reforçou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário