Bom dia


Empresas inovadoras de oito cidades cearenses são apoiadas pelo Centec
Você já imaginou algum dia vestir uma roupa feita de pedra? Pois esta foi uma das inovações apresentadas pelo Instituto Centec na manhã da última segunda-feira (29) durante o #DayOneStartUp, evento que reuniu 17 empreendimentos de oito municípios cearenses que estão sendo apoiados pela Incubadora Tecnológica do Centec (Intece) em 2019.
O evento aconteceu simultaneamente na sede do Centec, em Fortaleza, e nas unidades de Juazeiro do Norte (com a presença de participantes do Crato), Quixeramobim (Quixadá), Horizonte, Brejo Santo e Ipu por meio de videoconferência. Cada empresa apresentou seu produto em cerca de 10 minutos e contou com o feedback dos convidados.
“Trabalho com rochas ornamentais há 20 anos e sempre estudei uma forma de reduzir o impacto ambiental dos resíduos descartados pelas pedreiras aqui no Ceará. Com isso, desenvolvi um equipamento que corta pedras em uma espessura mínima, até menos de 1mm, tornando-a maleável e proporcionando novas aplicações”, explica Francisco Deodato, dono da empresa “Restone”, que recicla rochas em Horizonte.
Segundo Deodato, este novo material pode ser utilizado também para desenvolver construções mais limpas, com a aplicação em paredes sem utilização de argamassa ou até mesmo em móveis, cortinas e até em roupas. Durante a sua apresentação, ele trouxe exemplares do seu produto inovador criados com granito palomino, de Horizonte, e da Pedra Cariri.
O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, assistiu a todas as apresentações e afirmou estar encantado com as inovações desenvolvidas. “Estas empresas têm potencial para se tornarem grandes negócios. São empreendimentos de inovação tecnológica, que estão usando o conhecimento aprendido dentro das nossas escolas profissionalizantes, faculdades tecnológicas e universidades, por gente com espírito empreendedor. Este é o caminho para o Estado do Ceará aumentar a sua produção de riquezas. Parabéns ao Centec e às empresas que participaram do #PartiuEmpreender, tenho certeza de que elas se transformarão em grandes negócios”, afirmou o secretário.
O presidente do Centec, Silas Alencar, agradeceu o apoio do Governo do Estado que tornou possível o início do Programa #PartiuEmpreender em 2018. Nas primeiras fases, foram realizadas mais de mil horas de capacitação em 16 municípios com o intuito de difundir a cultura empreendedora e preparar e identificar negócios inovadores no interior do Estado.
“Retomamos com força total as ações da nossa Incubadora, pois sabemos da sua importância para o desenvolvimento de novos negócios no Ceará. Ano passado, conseguimos o apoio da Secitece para selecionar novas empresas e decidimos dar uma atenção especial para o interior do Estado, pois sabemos que lá as dificuldades são maiores e as oportunidades são mais escassas. Por isso, temos muito orgulho em apresentar hoje estes 17 empreendimentos que temos certeza que serão um sucesso”, comemorou Silas.
Outra inovação apresentada foi a plataforma Connection, criada pela empresa Fortbyte. Ela oferece uma solução tecnológica de baixo custo para pequenos negócios nas áreas de gestão e marketing. “Essas duas áreas são os principais desafios para um microempreendimento. A nossa plataforma oferece este serviço por meio de um sistema de gerenciamento de clientes e que, inclusive, pode ser utilizado no celular.  Ter a Secitece e a Incubadora do Centec como apoiadores da nossa ideia, nos ajudará a disseminar a nossa plataforma para todo o Estado e, futuramente, para todo o país”, disse Tiago Leite um dos sócios da Fortbyte. Conheça cada uma das empresas apoiadas pela Incubadora do Centec em 2019:
1.      Frontlancer (Fortaleza): Serviços customizados através de uma plataforma digital;
2.      Connection (Fortaleza): Aplicativo de gerenciamento de negócios e engajamento com dados segmentados;
3.      Édimo (Fortaleza): Aplicativo para gerenciamento de cartões fidelidade;
4.      TASQ (Crato): Aplicativo de mobilidade urbana;
5.      Welf (Ipu): Aplicativo de localização e avaliação de estabelecimentos;
6.      Smart Top (Quixadá): Aditivo térmico para uso em argamassa e reboco;
7.      Rocha PCI (Juazeiro do Norte): Impressora de placa de circuito impresso;
8.      Ânimo Kombucha (Fortaleza): Fermentado de chá com características funcionais e de frutas regionais (acerola e caju);
9.      Forte Sol (Fortaleza): Aplicativo de instalação e manutenção, e gestão de sistema fotovoltaico conectado à Rede (SFCR);
10.  Pedalet Bike (Horizonte): Triciclos e minicarros não motorizados feitos com materiais reciclados;
11.  Restone (Horizonte): Placas de revestimento de menor espessura feitas a partir de rochas recicladas;
12.  Biogás For Life (Quixeramobim): Biodigestor para pequenas propriedades rurais;
13.  Sensory Xavier (Brejo Santo): Equipamento feito com placa de arduíno útil para pessoas com deficiência visual;
14.  Aquaponia (Fortaleza): Sistema integrado de produção de peixe de água doce e hortaliças em circuito fechado;
15.  Miro Alimentos (Fortaleza): Desenvolvimento de massa diferenciada;
16.  São D’Neide (Brejo Santo): Serviço de salão de beleza móvel, gerenciado por aplicativo;
17.  GPS de Mercado (Juazeiro do Norte): rastreabilidade de produtos em lojas supermercados.
Fotos: Tiago Stille/Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário