Deputado Salmito alerta que Governo Federal faz auditoria nos programas assistenciais e não o faz na dívida pública





No primeiro expediente da sessão desta terça-feira, 21/05, o deputado estadual Salmito (PDT) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa (AL), para fazer um registro e apresentar dados para demonstrar o que Governo Federal prioriza e o que não prioriza. Segundo ele, têm sido realizadas auditorias nos programas sociais e isso não tem acontecido com a dívida pública.

“Temos que cobrar o mesmo rigor que o Presidente Bolsonaro teve de procurar eficiência e fazer um ‘pente fino’ em todos os programas sociais, encontrando irregularidades e corrigindo”, ressaltou o deputado. Para ele, é preciso que o Governo Federal tenha esse mesmo rigor com a Dívida Pública Mobiliária Federal interna (DPMFi). Ele acrescenta que a economia com os cortes nos programas sociais foi de 0,02% do Orçamento Geral da União, executado em 2008,e, em relação à dívida pública, o percentual é de 54%, mais da metade do orçamento geral. 

Segundo o parlamentar, tem que se fazer auditoria na dívida pública interna do Brasil, também, para colocar o país a serviço de quem produz e de quem trabalha.“Que governo é esse que tem uma mão forte em cima dos programas sociais e mão levíssima, acolhedora, nas instituições financeiras nacionais e internacionais? Esse é o debate que interessa à população”, argumentou.

Em apartes, a deputada Érika Amorim (PSD) e o deputado Acrísio Sena (PT) apoiaram o pronunciamento do parlamentar. A propósito, o deputado já protocolou requerimento na AL para que seja enviado ofício ao Governo Federal, solicitando explicações para a não realização de uma auditoria na dívida pública interna, objetivando dar mais transparência no trato do dinheiro público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário