Semana do Meio Ambiente: Capital recebe ações de educação ambiental


A programação da Semana do Meio Ambiente 2019, desenvolvida Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), é realizada de ontem,2 a 10 de junho e está repleta de atividades voltadas para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Palestras, ações de educação ambiental, doação de mudas, visitas guiadas, incluindo trilha ecológica e city tour por pontos estratégicos para a sustentabilidade da cidade fazem parte do calendário de atividades, relacionados ao Dia Mundial do Meio-Ambiente, comemorado dia 5 de junho.
Iniciando a programação, no domingo (2), haverá distribuição de mudas durante as missas realizadas no período da manhã na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Montese. Já na segunda-feira (3), alunos da Rede Municipal de Ensino participarão de trilha ecológica guiada por técnicos da Seuma, para conhecer e aprender sobre a preservação dos recursos naturais localizados no campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), na área conhecida como Matinha do Pici.
Na terça e na quarta, haverá palestras com temas voltados para a sustentabilidade, em diversos locais da cidade. O Fórum da Agenda 21 e a Reunião da Comissão Permanente de Avaliação do Plano Diretor (CPPD) também abordarão esta temática, levando para o público informações sobre o Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FSC).
A Semana do Meio Ambiente contará, entre quinta-feira (6) e sábado (8), com a participação de 20 alunos da Universidade Northeastern, de Boston, nos Estados Unidos. A comitiva, que integra o Laboratório de Desenvolvimento Sustentável do Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), visitará o Brasil para obter ensinamentos com sobre as boas práticas relacionadas a sustentabilidade.
O encerramento das atividades será na segunda-feira seguinte (10), com oficina sustentável, abordando técnicas de compostagem, aproveitamento total de alimentos, cultivos de hortaliças e suculentas. Os membros da Associação Comunitária Delmiro Gouvêia serão beneficiados com esta capacitação. “Nosso intuito é propagar a sustentabilidade e o cuidado com a cidade como um todo, incluindo as áreas urbanas e as áreas verdes, as gentilezas urbanas e a responsabilidade social, visando uma cidade melhor para todos”, afirma Águeda Muniz, titular da Seuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário