Coluna do blog


Mais Médicos para brasileiros formados no exterior
Segunda fase do Edital do Mais Médicos vai preencher 600 vagas ainda não ocupadas por profissionais com CRM Brasil. Os médicos que aderiram ao programa devem começar a atuar na Atenção Primária desses municípios entre 16 de agosto e 25 de setembro. A reposição de profissionais do Mais Médicos vai atender as populações de áreas com maiores dificuldades de acesso, como ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas e que dependem do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta é a segunda etapa do edital, publicado em 13 de maio deste ano. Na primeira fase do 18º ciclo do programa foram destinadas 2.149 vagas a médicos formados e habilitados com registro em qualquer Conselho Regional de Medicina (CRM) do Brasil. Destas, 600 não foram ocupadas e estão sendo ofertadas agora aos médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras com habilitação para exercício da medicina no exterior (brasileiros intercambistas). No dia 28 de junho encerrou a primeira fase do Edital vigente do Programa Mais Médicos. Das 2.149 vagas ofertadas nessa etapa aos médicos que possuem CRM Brasil, um total de 1.516 novos profissionais já estão atuando e atendendo a população em mais de 800 municípios brasileiros considerados de maior vulnerabilidade (perfis de 4 a 8). Os profissionais que tiveram suas inscrições concluídas puderam indicar até quatro municípios, de acordo com sua ordem de preferência. Além disso, para garantir a imparcialidade na escolha de médicos qualificados, preferencialmente com perfil de atendimento para a Atenção Primária, o Ministério da Saúde estabeleceu critérios de classificação, como títulos de Especialista e/ou Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade.Após processo de classificação, os médicos tiveram prazo para se apresentarem aos municípios escolhidos entre os dias 24 e 28 de junho, mesmo período que os gestores municipais de saúde tiveram para homologar o início das atividades dos profissionais.

A frase: "- Resolver [questões] da União sem os estados e municípios é meio serviço feito. Alguns estados e municípios farão suas reformas, outros, não. " Tasso Jereissati, senador.



Sarto,Governador (Nota da foto)
O Presidente da Assembleia do Estado José Sarto, deverá ser o governador do Estado a abrir a Exposição do Crato e participar do ultimo dia do Forricó, no Icó. Seria esta a agenda de Camilo Santana se não tivesse saído de férias de uma semana, para levar os filhos à Beto Carreiro World. Tia Izolda, a vice, também tirou uns dias pra acompanhar o marido Veveu em missão de educação e Zésarto assume. Zé Sarto é Governador desde ontem e até quinta feira da semana que vem

O guia de turismo
Voltou a tramitar na Assembleia Legislativa projeto de lei de autoria do deputado estadual Heitor Férrer (SD) que dispõe sobre a atividade de guia de turismo no Ceará. A matéria foi lida no expediente da casa apresentada pela primeira vez em abril de 2017.

O objetivo da proposta
Disciplinar o exercício da atividade no estado, bem como obrigar a presença desse profissional em viagens organizadas por empresas de turismo, como também em veículos de turismo que sejam oriundos do Ceará ou estejam ingressando no estado.

Manda quem pode
O Ministério da Economia mandou a Defensoria Pública devolver ao Poder Executivo 63% dos servidores que atuam no órgão. Com isso, as 43 unidades do interior serão fechadas.

Lagrimas sobralenses
O dia 27 de julho é o prazo final para devolução dos 828 servidores. No Ceará, a cidade de Sobral perde a sua unidade da Defensoria Pública da União.Sem retorno. Não cabe recurso nem conversa fiada de político meia boca.

Loura suada
O deputado estadual Fernando Santana (PT), o prefeito Zé Aílton,o Crato e o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará S.A (Adece),  Eduardo Neves, foram a  São Paulo na expectativa de acertar os últimos detalhes com a direção de uma cervejaria.

Ambev
 “Se batermos o martelo, o Ceará ganha um grande empreendimento, uma fábrica de cerveja no município do Crato, na região do Cariri, e consequentemente irá gerar muito emprego e renda e melhorar a economia do estado do Ceará”, disse o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário