Luto por Walker

Prefeito Arnon Bezerra decreta luto oficial de três dias em Juazeiro do Norte e lamenta morte do escritor e historiador, Daniel Walker

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, decretou três dias luto oficial em Juazeiro do Norte, pela morte do escritor, historiador, professor e comunicador, Daniel Walker Almeida Marques, falecido na manhã desta quinta-feira, no Hospital Santo Antônio, na cidade de Barbalha, em consequência de uma possível reação ao tratamento oncológico por imunoterapia.
O escritor faleceu aos 71 anos. Filho ilustre de Juazeiro do Norte, deu em vida provas inequívocas do seu amor por a terra do Padre Cícero, além de contribuir enormemente para a valorização e difusão da história de Juazeiro do Norte e do sacerdote, fundador de Juazeiro, e da educação.
Era detentor de um grande acervo relacionado à historia do Município, além ter escrito diversos livros sobre Juazeiro do Norte e o Padre Cíero, o último lançamento trazendo um resgate importante da Praça Padre Cícero, recém-reinaugurada na administração do Prefeito Arnon Bezerra, depois de ampla reforma com adequação aos traços originais do espaço. O livro faz um resgate de momentos e personagens da Praça.
Natural de Juazeiro do Norte, Daniel nasceu em 6 de setembro de 1947, filho de José Marques da Silva e de Maria Almeida Marques. Casado com a também professora Tereza Neuma de Macedo e Silva Marques, teve dois filhos.
Administrava o conhecido site Portal de Juazeiro, além de ter atuado na rádio Iracema entre 1965 a 1971, sendo também correspondente do jornal O Povo, de Fortaleza. Foi professor no Colégio Estadual de Juazeiro do Norte, Centro Educacional Professor Moreira de Sousa, Escola Técnica de Comércio, Colégio Menezes Pimentel, Escola de 2º Grau Governador Adauto Bezerra e do Cursinho Pré-vestibular Objetivo, além de ingressar no quadro de professores da antiga Faculdade de Filosofia do Crato em 1982, hoje Universidade Regional do Cariri (URCA).
O Prefeito destaca a grande perda para cidade de Juazeiro do Norte e a contribuição de Daniel Walker na difusão da história local. Com isso, possibilitando enormemente a sua valorização, além de levar de forma didática o seu trabalho para as crianças e jovens das escolas públicas e privadas do Município, e facilitar, com a escrita de livros de bolso, e de forma resumida, o acesso ao conhecimento histórico da cidade de forma mais ampla e acessível.
Daniel foi uma das principais referências quando se tratava da história de Juazeiro do Norte, o seu passado, personagens, e o processo de desenvolvimento. Um filho de Juazeiro do Norte que resgatou em muitos a alegria de ser deste Município.
O velório do escritor estará acontecendo a partir das 17 horas, na funerária Anjo da Guarda, em Juazeiro do Norte. A missa de corpo presente será nesta sexta-feira, 09h30, e o sepultamento às 10h30, no cemitério Anjo da Guarda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário