O Mont Blanc pode cair


Mont Blanc: geleira está a ponto de colapsar

Uma das grandes geleiras das encostas da montanha mais alta da Europa está prestes a despencar, como se para exemplificar um dos alertas do relatório do IPCC publicado na 4ª feira sobre os impactos climáticos nos oceanos e na criosfera, informa a BBC.
As geleiras do maciço do Mont Blanc são das mais monitoradas do mundo e, também, da mais visitadas por turistas e alpinistas. A geleira que ameaça despencar fica no lado italiano da fronteira. O prefeito da cidade italiana de Courmayeur, Stefano Miserocchi, disse que “estes fenômenos mostram uma vez mais como a montanha está passando por um período de grandes mudanças devido a fatores climáticos e, portanto, está particularmente vulnerável.”
Em tempo 1: A Circle of Blue destacou, do relatório do IPCC, os impactos sobre as montanhas mais altas do planeta.
Em tempo 2: o relatório do IPCC dedicou um bom espaço para o Ártico. E o Carbon Brief acaba de noticiar que a mínima extensão de gelo neste último verão praticamente empatou com a registrada em 2007 e 2016. O recorde ainda é o registrado em 2012. A matéria destaca que os 13 menores valores registrados da extensão de gelo no verão Ártico aconteceram nos últimos 13 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário