Bom dia

O prefeito Roberto Cláudio ministra aula magna para os 44 novos médicos selecionados para o Programa Médico Fortaleza, nesta sexta-feira (04/10), às 9 horas, no Paço Municipal.
O programa está estruturado em formato de pós-graduação, realizado pela Prefeitura de Fortaleza em parceria com o Governo do Estado, por meio da Escola de Saúde Pública.
A iniciativa surgiu como parte de uma política de fortalecimento da atenção primária, possibilitando o complemento de equipes de Estratégia da Saúde da Família e fomentando o interesse de médicos para o trabalho nos Postos de Saúde.
Os 40 novos médicos, assim como os 90 profissionais já selecionados e empossados para a primeira turma do Programa Médico Fortaleza, terão curso de formação com duração de um ano, recebendo uma bolsa mensal no valor de R$ 11.865,00, custeada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Durante o curso de Pós-Graduação latu sensu em Atenção Primária à Saúde (APS), os médicos participarão de atividades de ensino e práticas de treinamento em serviço.
Dentre as diretrizes de formação estão às linhas de cuidado assistencial com base nos indicadores epidemiológicos (principais agravos), a sensibilização dos médicos para o conceito de Redes de Atenção e a garantia do cuidado nos diferentes ciclos de vida (gestação e nascimento, saúde da criança, saúde da mulher, saúde do homem, saúde do idoso).
Programa Saúde na Hora
Outra estratégia de fortalecimento da atenção primária é a adesão de Fortaleza ao Programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde, no qual a capital cearense figura como o município brasileiro com maior número de postos habilitados: 58 postos de saúde, ou seja, 45% dos primeiros 128 postos que aderiram ao Programa do Governo Federal em todo o País. Com a entrada dos novos profissionais médicos do Programa Médico Fortaleza, o Município terá um número ainda maior de unidades habilitadas a receber esses recursos.
Em Fortaleza, desde 2013, na primeira gestão do prefeito Roberto Cláudio, os postos de saúde passaram a contar com as premissas para qualificação estabelecidas pelo Ministério da Saúde para o Programa Saúde na Hora: um gestor para cada unidade, prontuário eletrônico e horário de funcionamento estendido de 7h às 19h com objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas e pré-natal.

Serviço:
Aula magna médicos selecionados para o Programa Médico Fortaleza
Data: 04/10 (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Auditório do Paço Municipal (Rua São José, 01 - Centro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário