Coluna do blog


UFC está entre as melhores do mundo no ensino de engenharias e de ciência da computação, diz ranking THE
Discursando em plenário da Assembléia do Estado, Fernando Hugo mostrou toda sua tristeza em não ver uma só universidade no Brasil, entre as cem melhores do mundo. No dia seguinte a UFC publicou o press release que você lê agora, aí. “O Brasil tem 32 representantes na lista das melhores instituições de ensino de engenharia do mundo, segundo o ranking da Times Higher Education (THE) 2020. E a Universidade Federal do Ceará está entre elas, compartilhando posição com outras 10 instituições, todas do eixo Sul-Sudeste. A THE divulga, anualmente, um dos principais rankings universitários do mundo, o THE World Universities Rankings. Em paralelo, publica levantamentos por campo do conhecimento. Em um deles, são destacadas as melhores instituições de ensino nas áreas de engenharia geral, engenharia elétrica e eletrônica, engenharia mecânica e aeroespacial, engenharia civil e engenharia química. Na edição de 2020, foram avaliadas 1.008 universidades, número superior ao da edição passada, que analisou 903 instituições. O Instituto de Tecnologia da Califórnia e a Universidade de Stanford compartilham o primeiro lugar geral. A partir da 100ª posição do ranking, as universidades são agrupadas por faixa. As brasileiras estão distribuídas em três faixas: 401-500, 601-800 e 801+. A UFC é a única instituição do Norte, Nordeste e Centro-Oeste a ocupar a faixa 601-800. As primeiras colocadas do Brasil no levantamento mundial, ocupando a faixa 401-500, são a Universidade de Campinas e a Universidade de São Paulo.O reitor Cândido Albuquerque comemora o resultado. “Engenharia e computação são áreas nas quais nos destacamos e, mundialmente, são as áreas pelas quais as universidades se firmam”, avalia.Ele acrescenta que em ambos os campos de conhecimento a UFC tem realizado diversas parcerias, notadamente com o poder público, citando como exemplo o projeto Big Data e Inteligência Artificial. Nele, a UFC desenvolve, em cooperação com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, ferramentas que irão compor o Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta. “Nosso desempenho nessas áreas é considerável, pois estamos à frente das instituições do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Mas precisamos melhorar ainda mais”, enfatiza. Além das engenharias, a THE avaliou as melhores instituições de ensino de ciência da computação. Nesse levantamento, há 21 instituições brasileiras entre as 749 listadas, e a UFC também é destacada. A Universidade Federal do Ceará ocupa a faixa 601+, ao lado de outras 12 instituições, como a Universidade de Brasília (UnB), a Federal da Bahia (UFBA), a Federal de Pernambuco (UFPE) e a do Paraná (UFPR).”  Ratificou o que disse Hugo.

A frase: “Socorro, eu não sou paciente desse manicômio!”. Tem neguim enlouquecendo.

Ônibus grátis pra mulher grávida (Nota da foto)
Começou a tramitar na Assembléia Legislativa, projeto de Lei do petista Fernando Santana que institui o benefício da gratuidade de ônibus de empresas permissionárias de serviço intermunicipal às gestantes. A legislação em vigor garante o benefício apenas para pessoas com deficiência e com hemofilia. Podiam pedir respeito,tambem.

Pra onde Bolsonaro for,André vai junto
André Fernandes (PSL) voltou a críticar o próprio partido, afirmando que irá para a sigla que o presidente Jair Bolsonaro for. “O presidente pretende sair do partido e, Bolsonaro saindo, eu saio junto. Já mostrei minha infelicidade com o partido hoje e, sempre falei: meu partido é o Brasil. Para onde o presidente for, eu vou junto e levanto a bandeira do Brasil”.

Azul de homem
Outubro foi rosa. Rosa choque, rosa mostarda, tudo quando é rosa que fez a mulherada arrumar os muitos cantos que afetam a vida delas. Pois agora, novembro, é a vez do macharal ir para o azul dos exames de próstata, o dedo santo que salva vidas.

Encrenca
O Ministério Público Federal (MPF) obteve decisão judicial que obriga o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) a emitirem registros profissionais independentemente do cadastro do curso de formação perante os referidos órgãos fiscalizadores.







Nenhum comentário:

Postar um comentário