Bom dia

E o Oscar vai para... a esquerda brasileira?

Diogo Schelp
13/01/2020 12h36
Oscar
Estatuetas do Oscar (Foto: Emmanuel Dunand/AFP)
O filme "Democracia em Vertigem", de Petra Costa, foi anunciado nesta segunda-feira (13) como um dos concorrentes ao Oscar 2020 de Melhor Documentário. O filme retrata o contexto político que levou ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, em 2016, à prisão de Lula e à eleição de Jair Bolsonaro à presidência.
É um olhar de esquerda sobre esses acontecimentos, que tenta defender a tese de um golpe das elites para afastar o PT do poder. E a maneira como Bolsonaro é apresentado não é nada lisonjeira.
O presidente e seus apoiadores vão poder dizer que Hollywood é um antro de esquerdistas apoiadores de Greta Thunberg e que o filme só foi indicado para provocá-lo por ele ser aliado do presidente americano Donald Trump e por ter acusado o ator Leonardo DiCaprio de botar fogo na Amazônia.
Enfim, a indicação de "Democracia em Vertigem" vai ser usada pelas hostes bolsonaristas para reforçar ainda mais a polarização política e desviar a atenção de temas realmente importantes.
Já os militantes de esquerda que acreditam na teoria de que Dilma Rousseff foi vítima de um golpe parlamentar vão ficar exultantes, se esquecerão que já gritaram "volta Temer" no final de 2018 e dirão que a indicação é um prova de que eles estavam certos — e pensar que acusam a direita bolsonarista de complexo de vira-latas.
Teóricos do golpe e bolsonaristas já podem ir preparando suas hashtags para inundar as redes sociais no dia 9 de fevereiro, quando ocorre a cerimônia do Oscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário