Coluna do blog


Com o chapéu alheio
Esta é a notícia divulgada por este jornal: "O Governo do Ceará e o Banco Mundial assinaram um acordo de empréstimo para o financiamento de projetos de apoio à melhoria da segurança hídrica e fortalecimento da inteligência na gestão pública no Estado. A assinatura refere-se à operação de crédito equivalente a US$ 174,85 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), sendo US$ 165,88 milhões para ações de segurança hídrica e melhoria dos serviços de água. O empréstimo terá uma contrapartida de 20% do Estado. O recurso destinado para gestão hídrica do Estado foi dividido em dois componentes: aumento da segurança hídrica e melhoria da eficiência dos serviços de água. Os componentes incluirão atividades relacionadas a cada uma das áreas e serão implementados por instituições diferentes (SRH, Cogerh, Funceme e Cagece) com base em suas competências." É uma coisa cômoda pro Estado e absolutamente cara de pau para as Cogerh da vida. O DNOCS passou a vida toda construindo açudes e barrages pequenas para juntar água pro povo, aí vem um órgão do Governo do Ceará, a exemplo da Cagece, pega essa água sem nenhum esforço e vende. E vende caro. O DNOCS, morrendo à mingua de dirigentes capazes, eis que pilotado por vaidosos e alguns aproveitadores que querem se perpetuar na boquinha, fica lambendo o dedo. Seus funcionários abnegados, diferentemente de muitos diretores, ralando pra manter o órgão funcionando, açudes com paredes a perigo e águas apodrecidas por esgotos, passando sufoco. Cogerh e Cagece nadando em dinheiro com as águas e açudes do DNOCS. E não tem um político, por menos honeto que seja, capaz de apresentar algo que diga...ei, cês não podem levar tudo, não. Deixa pelo menos uma merrequinha pro DNOCS. Antes de acabe. claro.

A frase: "Com jornalistas competentes em seus quadros, o DNOCS,nos ultimos anos botou no setor de imprensa,um agrônomo roceiro, uma telefonista bonitinha e uma datilógrafa diplomada em máquina de escrever". De um observador da cena.


Artistagens com as águas do DNOCS (Nota da foto)
O projeto do Governo do Ceará de que se fala na cabeça desta coluna, diz que  visa ampliar a segurança hídrica da região, garantindo condições qualitativas e quantitativas de fornecimento de água. Ações de segurança de barragens na região Banabuiú(foto) – Sertão Central e no Gavião estão inclusas no projeto. O açude Banabuiu é do DNOCS e continua abandonado na sua conservação. O peito dando leite com o sutiâ sem alça.

Escalação
Esta coluna publicou lá pra julho passado a turma que botou nome da lista pra ser candidato a Prefeito de Fortaleza sonhando em substituir Roberto Claudio.

Só Tia Lu
Já naquele tempo de 2019, só havia uma senhorinha botando a cabecinha de fora: Luiziane Lins, que já foi prefeita e sonha em ser de novo.

A lista naõ cresceu
Como foi dito na época: Heitor Férrer, Roberto Roseno, Raspa Caneco, Idilvan Alencar,líderes,vereadores,chefes e chefetes e...Cid Gomes.

Executivão
Medido na prova dos nove e na prova real, Cid Gomes, dizem, aposta em que não gosta de Brasilia,não suporta ser legislador e que gosta mesmo é de mandar.

Dai que...
Na composiçãode sua,dele, chapa ao senado, Cid cuidou de botar de vice, na primeira reserva, um irmão do Roberto Claudio e vice do vice,um amigo Juliho Ventura.Tudo em casa.

Em nove meses
A nove meses da eleição pra prefeitos e vereadores, O Ceará já está fervilhando de fuxico e, na mesma proporção, candidatos. Tem pra todo gosto sendo anunciado.

Livro de ouro
Tinha um candidato eterno no Ceará que a cada doi anos ele ganhava a vida, escohendo os melhores. Êpa! Os melhores pra darem dinheiro pra ele.

Era assim...
Tinha eleição pra deputado estadual; o candidato passava o livro de ouro, juntava uma grana legal. Gastava 3% do arrecadado e intocava a sobra pra sobrevivencia.

E mais...
Tinha eleição de vereador; lá vinha ele com seu, dele livro de ouro. Repetia os atos em escala pra vereança, isto é, gastos de apenas 2% do arrecadado. Deu certo por muito tempo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário