O ferro do Ceará

Empregados cearenses contribuem para a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) atingir 10 milhões de toneladas de ferro-gusa 
 
  
Felipe Viana, 22 anos, de São Gonçalo do Amarante, foi contratado após concluir sua turma do Programa Jovem Aprendiz da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Ele vendia salgados e fazia trabalhos de autônomo em casa para ajudar na renda familiar, cuidar da mãe e dos dois irmãos mais novos. Hoje, realiza importante função no carregamento de matérias-primas do Alto-Forno, contribuindo para a siderúrgica atingir 10 milhões de toneladas de ferro-gusa. Com isso, conquistou melhorias para a qualidade de vida da família. 
  
“Hoje, eu entendo, de fato, a minha importância na empresa e a importância da empresa pro Ceará e para o Brasil. Produzir aço é algo que nunca imaginei pra minha vida profissional. Imaginar que eu trabalharia naquela empresa grande que estava chegando na minha cidade é um sonho que se realiza”, comentou. 
  
Com o resultado atingido, após cerca de três anos e seis meses após o início das atividades, a CSP demonstra a estabilidade na produtividade do Alto-Forno, equipamento que produz o ferro-gusa. A área reuniu lideranças e empregados em cerimônia simples de marco dessa conquista.  
  
José Izaias, 20 anos, também de São Gonçalo do Amarante, teve o seu primeiro emprego já no Alto-forno da CSP, após concluir sua turma de Jovem Aprendiz CSP. Trabalha juntamente com Felipe no carregamento de matérias-primas no Alto-Forno. 
  
“Eu conheci a CSP inicialmente por meio de amigos e familiares que trabalhavam aqui. Eu lembro até que eu estava finalizando o Ensino Médio. Aí despertou um certo interesse. Eu me inscrevi no Jovem Aprendiz e fui selecionado. Aqui dentro também despertou o interesse por mecânica e elétrica. Eu quero seguir carreira nessas áreas”, declarou. 
  
O que é o ferro-gusa   
O ferro-gusa é um líquido incandescente que atinge até 1.600 graus célsius. Trata-se do produto que sai do Alto-Forno após o processo chamado de redução, etapa anterior à produção do aço líquido e placas de aço, que ocorre na Aciaria. O ferro-gusa é transportado do Alto-Forno para a Aciaria dentro do carro-torpedo, uma locomotiva em formato de torpedo revestida internamente com material refratário.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário