Um bode na medicina do Tauá


Tauá: suposta chegada de faculdade provoca acusações na AL




A divulgação de informações falsas sobre a suposta instalação de uma faculdade de medicina no município de Tauá foi motivo de desentendimento na Assembleia Legislativa (AL), na sessão plenária de ontem (12). As declarações partiram dos deputados Leonardo Araújo (MDB) e Osmar Baquit (PDT), implicando ainda o deputado federal Domingos Neto (PSD) e a deputada estadual Patrícia Aguiar (PSD).
O caso começou quando Leonardo Araújo desmentiu um anúncio feito por Domingos Neto e Patrícia Aguiar sobre a implantação de uma faculdade de medicina na cidade. Segundo o parlamentar, a informação não é verdadeira e o município não vai receber o equipamento. “Isso faz parte de uma farsa pessoal e não é a primeira mentira e falsidade política que é cometida pela família de Domingos Filho”, criticou.
Ele não foi o único parlamentar a desmentir a informação, com Audic Mota (PSB) também tendo abordado o assunto em seu pronunciamento: “O anúncio foi feito pelo ex-vice-governador Domingos Filho e pela deputada Patrícia Aguiar, desmentido pela própria instituição e órgãos federais. É triste termos que desmentir esse tipo de notícia, pois todos ganharíamos com a instalação desse campus na nossa região.”
Em seguida, Osmar Baquit subiu à tribuna para condenar a forma que Leonardo Araújo se referiu a Patrícia Aguiar. Segundo ele, as críticas devem ser feitas de forma responsável e Leonardo Araújo teria faltado com o respeito à deputada. “O deputado Audic Mota fez uma crítica aqui, mas de forma respeitosa e assim deve ser. Nunca faltou com o respeito a ninguém”, ressaltou. Ele também repreendeu o comentário do emedebista sobre a família de Domingos Filho: “Quando se faz esse tipo de denúncia e crítica é preciso ter provas”, alertou.
Em resposta, Leonardo Araújo ressaltou que não entrou em conotações pessoais nas críticas feitas. O parlamentar afirmou que “diversos partidos têm se queixado das atividades políticas do PSD” e voltou a criticar a deputada. “Eu poderia ir para o lado pessoal por dizer que a deputada tem mais de 40 processos, não por mim, mas pelo Ministério Público. A mesma que participou, junto com seu marido, da cassação de três prefeitos no município de Tauá”, criticou.
Osmar Baquit, depois disso, voltou a defender Patrícia Aguiar. “Processo por processo, todo mundo tem. Eu mesmo respondi um há sete anos, mas atualmente não respondo a nenhum”, salientou. O parlamentar citou ainda suposto processo por improbidade administrativa que estaria ligado ao deputado Leonardo Araújo.
Afirmou, ainda, que há uma portaria ministerial, assinada pelo ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, tratando da instalação da Faculdade de Medicina em Tauá. “Entretanto, como é uma portaria ministerial, qualquer ministro pode modificá-la, e talvez seja isso que tenha acontecido”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário