Caixas d´água da Cagece recebem intervenção artística pelo Festival Além da Rua

Grandes reservatórios da Companhia de Água e Esgoto (Cagece) estão servindo de telas em branco para o talento de artistas locais e nacionais. Seis caixas d’água que fazem parte da memória afetiva de Fortaleza e municípios próximos receberão pinturas artísticas, através do festival de arte urbana, Além da Rua, que conta com patrocínio da companhia e com a parceria do coletivo de artistas da Acidum Project. O reservatório localizado na Unidade da Cagece no bairro Pici está sendo o piloto desta iniciativa.
O coletivo Terroristas del Amor, formado pelas artistas cearenses Dhiovana Barroso e Marissa Noana, é o responsável pelo toque de arte na arquitetura do primeiro equipamento de abastecimento da companhia a receber ação do projeto. Nele, as artistas trabalham numa ilustração que traz duas personagens unidas pelo segurar das mãos e a representação da água como lugar de encontros e de conexão. O trabalho do coletivo no reservatório da Cagece é a maior pintura que as duas já fizeram. “A gente nunca tinha pintado algo com um formato tão diferenciado como é o dessa caixa d’água. Então, está sendo um desafio. São mais de 40 metros de altura e quase 1.400 metros quadrados de pintura. Pra gente, foi incrível receber esse convite”, afirma Dhiovana Barroso.
Festival Além da Rua
O Festival Internacional de Arte Urbana já acontece há mais de 10 anos, idealizado pelo Acidum Project e Ato Marketing Cultural. Para as equipes do Além da Rua, a pintura dos reservatórios da Cagece é um grande desafio para a realização em comparação aos trabalhos realizados nas edições anteriores do festival de arte urbana. Após a conclusão da pintura da primeira caixa d’água, o Festival Além da Rua lançará uma convocatória para que outros artistas possam se inscrever para participar do projeto. O previsto é que mais cinco reservatórios da companhia recebam as pinturas. A convocatória deve acontecer nas próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário