Deputado Eduardo Bismarck critica elevação do preço do uso de postes e alerta para possível aumento dos planos em até 70%





O deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE) defendeu em plenário nesta terça-feira, 22, os provedores de internet do Ceará, após a companhia elétrica Enel informar às empresas de telecomunicações em atuação no Estado de que a partir de março passará a cobrar a mais pela da taxa dos cabos de internet que passam pelos postes de energia. “Mais do que um problema a ser enfrentado pelas prestadoras de serviços de telecomunicação, trata-se, antes de tudo, de uma questão de inclusão digital”, defendeu Bismarck.


Para o parlamentar, esse ajuste colocaria em risco a própria viabilidade dos serviços de rede, aumentando o custo da internet para o consumidor final. “Isso colocaria o Ceará como o estado que cobra o maior preço pela internet no país, um absurdo levando em consideração o atual cenário, onde o acesso a internet é uma demanda em constante crescimento, especialmente em decorrência da pandemia e da necessidade de aulas remotas”, explicou. 


Eduardo Bismarck acrescenta que a Câmara trabalhou para garantir a conectividade nas escolas ao aprovar o PL 3477 de 2020, do qual é coautor, que destinou R$ 3,5 bilhões aos alunos e aos professores. “O acesso a internet precisa ser democratizado, a fim de que seja acessível para todas as pessoas”. Quanto aos provedores, o pedetista explica que caso o aumento ocorra, vai prejudicar majoritariamente os menores, impedindo o crescimento, ou mesmo que existam. “Hoje no Ceará temos exemplos de grandes operadoras, como Brisanet e Mob Telecom, empresas que ,,,também começaram pequenas, fruto do  empreendedorismo de jovens cearenses e é motivo de muito orgulho para nós. Por isso, queremos e devemos colaborar para que todos possam ter essa oportunidade”, finaliza.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário