Após aprovação, mulheres poderão ter espaço exclusivo em delegacias

 


Aprovado na Assembleia Legislativa do Ceará, um projeto de indicação de autoria da deputada Érika Amorim (PSD) sugere criar a “Sala das Margaridas” nas delegacias do estado. Trata-se de um espaço voltado exclusivamente para o atendimento às mulheres vítimas de violência, em uma tentativa de prestar assistência a essas vítimas e humanizar o processo pela qual passam nesses equipamentos.

“Temos buscado propostas com o objetivo de prestar a melhor assistência às mulheres que precisam deste olhar mais cuidadoso e mais humanizado. A Sala das Margaridas busca promover essa atenção pois são espaços reservados e privativos, onde a mulher vítima de violência será acolhida por uma equipe especializada composta, preferencialmente, por mulheres”, explica a parlamentar, que é também procuradora-adjunta da Mulher no Legislativo estadual.

A parlamentar aponta que a escolha do nome se deu após uma experiência exitosa no Rio Grande do Sul. “Naquele Estado, o nome Margarida foi escolhido a partir da simbologia da flor, que é considerada uma das mais fortes da natureza”, defendeu, acrescentando que “a estratégia da criação desses espaços pode se tornar uma das principais políticas públicas da Polícia Civil no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher”, disse ela.

Com a aprovação na Assembleia Legislativa, o projeto segue para as mãos do governador Camilo Santana (PT), que poderá encaminhá-lo novamente à AL por meio de uma mensagem para apreciação e, posteriormente, promulgação.

Érika Amorim destaca que a defesa da mulher é tema de outras propostas de sua autoria, destacando o projeto que virou a Lei nº 17.465, que garante a prioridade de atendimento às mulheres vítimas de violência nas unidades de saúde da rede pública e privada do Ceará. Menciona ainda o Projeto de Indicação n° 215/21, que visa instituir o “Programa Tem Saída”, prestando apoio para que essas vítimas retomem suas vidas, também, na esfera profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário