Bom dia

 Amanhecer com festa

Governador anuncia agraciados com a Medalha da Abolição 2020/2022

Premiação será entregue a nove personalidades cearenses de diferentes setores da sociedade

Na sua live semanal, aberta com uma homenagem a todas as mulheres do Ceará, neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o governador do Ceará anunciou os nove agraciados com a Medalha da Abolição 2020/2022. “Durante essa pandemia, não realizamos, desde 2020, a homenagem da Medalha da Abolição, maior honraria que se dá a um cearense. Por isso, no evento de 2022, teremos nove nomes entre os homenageados: Socorro França, Espedito Seleiro, Tom Cavalcante, referente ao ano de 2020; de 2021, escolhemos Preto Zezé, Maria Nailde Pinheiro Nogueira e a equipe de cientistas cearenses que criaram o capacete Elmo; para 2022, serão homenageados Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo, a Amandinha, Cid Gomes e José Ricardo Montenegro Cavalcante”, listou Camilo Santana.

Medalha da Abolição

A comenda, instituída em 1963, reconhece o trabalho relevante de brasileiros para o Estado do Ceará ou para o Brasil. A escolha é feita por uma comissão, instituída em um decreto. Após três anos de ausência do evento, devido à pandemia, o chefe do Executivo cearense entregará pessoalmente a comenda a cada um dos homenageados, listados abaixo.

Socorro França: titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS), tem longo histórico de luta pelos direitos da população do Ceará.

Espedito Veloso de Carvalho: o popular Espedito Seleiro é filho do Cariri e seleiro de ofício ao aprender a confeccionar selas com oitos anos de idade. Um dos grandes artistas do Brasil com suas peças de couro, hoje é mestre da cultura do Ceará, e reconhecido internacionalmente.

Antônio José Rodrigues Cavalcante: Tom Cavalcante é humorista, ator, apresentador, radialista e dublador repercussão nacional.

Elmo: será homenageada a equipe de cientistas cearenses que criou o Capacete de Respiração Assistida, que salvou vidas na pandemia por evitar a entubação de pacientes.

Maria Nailde Pinheiro Nogueira: desembargadora eleita no biênio de 2021 a 2023 como presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE).

Francisco José Pereira de Lima: Preto Zezé é presidente da Cufa (Central Única das Favelas), com grande histórico de trabalho social, reconhecido na defesa dos direitos dos mais humildes e importante figura nos debates contra o racismo.

Amanda Lyssa de Oliveira Crisóstomo: Amandinha é jogadora de futsal, tricampeã mundial com a Seleção Brasileira de Futebol, eleita oito vezes a melhor do mundo, e atualmente joga no Torreblanca, da Espanha. Será a mais jovem cearense a receber a honraria.

Cid Ferreira Gomes: senador da República, foi governador do Ceará por oito anos, e um dos grandes responsáveis por essa grande revolução na Educação do Ceará. Foi Ministro da Educação no Governo Dilma Roussef.

José Ricardo Montenegro Cavalcante: presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), é um entusiasta do projeto do hidrogênio verde no Ceará, e foi um dos grandes apoiadores do Estado durante a pandemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário