Izolda diz focar energias em tarefa de assumir o governo

A vice-governadora Izolda Cela (PDT) declarou nesta segunda-feira (7) que seu foco principal, no atual momento, é a iminente tarefa de assumir o Governo do Estado, daqui a pouco menos de um mês, quando o governador Camilo Santana (PT) deixar o mandato para disputar uma vaga no Senado Federal ainda este ano. “Minhas energias estão para a tarefa de ficar como governadora”, disse ela em um evento da gestão estadual sobre investimentos na rede pública de educação, no Centro de Eventos.
A desincompatibilização de Camilo, já esperada no meio político, vinha se consolidando ao longo dos últimos meses, frente à perspectiva de que ele dispute a eleição para senador – que este ano elegerá apenas uma pessoa em cada estado – com um pedetista devendo disputar a sucessão no governo estadual. A própria Izolda é um dos principais nomes avaliados para receber a indicação do PDT, e poderá portanto tentar reeleição em outubro deste ano.
Ao assumir o mandato, no início de abril, a atual vice será a primeira mulher governadora do estado do Ceará, permanecendo no cargo até pelo menos o mês de dezembro deste ano. Em preparação a isso, ela vem participando de forma especialmente ativa de eventos comandados por Camilo, que tem feito questão de mantê-la à frente em inaugurações, entregas, anúncios e outras ocasiões. No decorrer deste mês, devem se intensificar os preparativos, dentro do governo estadual, para a transição de poder.
Em entrevista concedida em outubro do ano passado à jornalista Kézya Diniz, na FM Assembleia, Izolda chegou a afirmar que ser governadora não era seu plano, mas “cabe a mim cumprir a responsabilidade que tenho”. Na ocasião, ela pontuou que é natural que Camilo, pelo desempenho no Governo do Estado, acabe se alçando para outros cargos. “Uma liderança como ele, tudo que ele vem mostrando, o trabalho obstinado pelo Ceará e pelo cumprimento das responsabilidades dele, claro que isso projeta e faz com que ele seja uma pessoa vista para alçar outros voos”, disse.
Candidatura
Além de Izolda Cela, também disputam a indicação do PDT para a candidatura a governador o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, o ex-secretário de Planejamento e Gestão do Ceará Mauro Filho e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado Evandro Leitão. Nos últimos dias, Roberto Cláudio tem despontado como nome forte na disputa, após declarações de correligionários em apoio à sua indicação – incluindo o atual prefeito da Capital, José Sarto, e o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique. Em ocasião anterior, o próprio senador Cid Gomes, um dos líderes do grupo político no estado, apontou que o nome mais forte para a disputa é o de RC.
A ponderação entre a escolha por Izolda ou Roberto Cláudio leva em conta, entre outros fatores, o desempenho em pesquisas internas de intenção de voto encomendadas pelo PDT e as articulações políticas decorrentes da escolha. Consta que uma parcela do PT, hoje principal aliado dos trabalhistas no âmbito estadual, rejeita o ex-prefeito de Fortaleza devido a um histórico de desavenças entre ele e integrantes do partido durante sua gestão – enquanto Izolda seria mais bem aceita por essa ala.
Investimentos
Na ocasião, o Governo do Estado divulgava investimentos para a educação pública, incluindo a universalização do modelo de tempo integral na rede de ensino médio do Ceará, em um plano anunciado com investimento de R$ 1,37 bilhão no período de 2022 a 2026. Estiveram presentes, além de Izolda e Camilo, a secretária da Educação, Eliana Estrela, outros secretários estaduais, deputados, prefeitos e secretários municipais de Educação, entre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário