Ladrão de cabos elétricos:nova profissão


Furto de cabos de energia se concentram em dez bairros de Fortaleza, diz Enel
Levantamento da Enel aponta dez bairros onde o crime de furto dos cabos de energia é mais frequente na capital cearense.
Foto: Reprodução
Os bairros em questão são: Centro, Aldeota, Dionísio Torres, Dias Macedo, Pici, Água Fria, Cidade dos Funcionários, São João do Tauape, Parangaba e Presidente Kennedy.
Para tentar frear esse tipo de infração, o gerente de operação da Enel, Francisco Queiroz, reforça o trabalho que a distribuidora está fazendo.
“A Enel vem trabalhando de maneira incessante contra o furto de cabos condutores. Este ano já realizamos cinco operativos baseado em denúncias feitas pela população e pelas investigações de nossas equipes de campo. Essas investigações são apoiadas pela Secretaria da Segurança Pública, que já realizou quatro prisões no estado do Ceará.”
O órgão explica que o furto de cabos de energia, além de interferir no fornecimento de energia, apresenta risco principalmente para quem comete o crime. Um deles é a pessoa que manipula a rede poder sofrer descarga elétrica, o que leva à morte.
A Enel afirma que os danos causados pelo furto dessas estruturas também atingem o meio ambiente. Isso porque são roubados transformadores. Como esses equipamentos são retirados sem os devidos cuidados técnicos, a ação provoca derramamento de óleo mineral, tendo a possibilidade de contaminação do solo, da vegetação e do lençol freático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário