Sarto declara que apoia RC para o Governo do Estado





O prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT) declarou, nesta quinta-feira (3), que apoia o nome do ex-prefeito Roberto Cláudio para a indicação do partido à candidatura ao Governo do Estado. A declaração foi dada em evento relativo ao anúncio do Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, da Prefeitura de Fortaleza.
RC disputa a indicação do partido com a vice-governadora Izolda Cela, o deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará Evandro Leitão e o deputado e ex-titular da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag) Mauro Filho. Os quatro têm se movimentado, ao longo dos últimos meses, com a base e com aliados pedetistas na Capital e no interior do estado, para fortalecer o próprio nome.
“Pelo que representa a política como uma política que deve combater o ódio, o nome que hoje representa e traduz ao meu juízo o melhor nome do PDT, que tem juventude, que tem experiência e que conhece o Ceará é o ex-prefeito Roberto Cláudio”, disse Sarto nesta quinta-feira. O gestor, no entanto, fez questão de destacar que os demais nomes na disputa fazem “algo excelente” para qualquer partido e que o PDT hoje tem “quadros fantásticos”.
No mesmo dia, o vereador Júlio Brizzi, líder do PDT na Câmara Municipal de Fortaleza, reiterou o apoio a RC, destacando que ele é, entre os pré-candidatos pedetistas, o que “está mais preparado para missão” de enfrentar o bolsonarismo – em alusão ao também pré-candidato Capitão Wagner (Pros), que conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) para a disputa. O governador Camilo Santana (PT) também comentou a declaração de Sarto, sublinhando que a fala é uma “opinião pessoal” do prefeito e que a decisão final será anunciada pelo grupo político no momento certo.
Sarto não é o primeiro nome de peso, dentro do PDT local, a declarar apoio explícito a Roberto Cláudio: o senador Cid Gomes já havia dito, em agosto do ano passado, que o nome mais forte naquele momento para disputar o Palácio da Abolição pela legenda seria o do ex-prefeito. “O melhor nome do PDT nesse momento, o mais popular, o que aparece com mais chances nas pesquisas eleitorais é o do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio”, disse ele em entrevista concedida ao programa Conexão Assembleia, da rádio da Assembleia Legislativa do Ceará.
Ao longo das últimas semanas, vinha ganhando força na disputa interna o nome de Izolda Cela, que deverá assumir o Governo do Estado daqui a pouco menos de um mês, após Camilo deixar o cargo para disputar uma vaga ao Senado no pleito deste ano. Com isso, caso Izolda seja escolhida pelo partido para ser candidata a governadora, ela estará disputando reeleição. Consistentemente presente em eventos e inaugurações de Camilo nos últimos tempos, ela tem como trunfo uma maior aceitação entre partidos da base que rejeitam, por exemplo, o nome de Roberto Cláudio – notadamente o PT, que tem relação histórica de desgaste com o ex-prefeito da Capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário