Governo do Ceará inaugura Escola Estadual de Educação Profissional em Coreaú, antiga Palma.

 

Buliu com educação, ameaça as emoções da Governadora Izolda

.O equipamento tem capacidade para atender 540 estudantes, em tempo integral, das 7 às 17 horas. Na ocasião, governadora assinou a ordem de serviço para a construção de Areninha no município
Para construir, equipar e mobiliar a escola, foram investidos R$ 12,5 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). A inauguração contou com a presença da governadora do Ceará, Izolda Cela, e da secretaria da Educação, Eliana Estrela, que foram recepcionadas pelo prefeito Edézio Sitonio.
“Uma marca do nosso governo é entregar esse tipo de equipamento: uma escola em tempo integral, onde os jovens chegam cedinho da manhã e passam os dois períodos, fazem suas refeições, e vão embora de tardinha, em um dia de muitas atividades, de muitas aprendizagens, com equipes dedicadas ao seu desenvolvimento”, ressaltou a governadora do Ceará.
O novo espaço tem capacidade para atender até 540 estudantes, em tempo integral, das 7 às 17 horas, com três refeições diárias. Ao ingressar numa EEEP, os estudantes fazem o Ensino Médio e se preparam para o mundo do trabalho durante a última etapa da educação básica.
“O Ceará é reconhecido nacionalmente pela boa educação, desde sempre com Izolda Cela, antes secretária da Educação, depois como vice e agora como governadora. E esta escola é prova de que estamos no caminho certo É um equipamento que qualifica o currículo dos nossos jovens e que vai servir muito para gerações e gerações, não apenas de Coreaú, mas também as cidades de Alcântaras e Moraújo”, apontou o prefeito Edézio Sitonio.
Em Coreaú, serão ofertados cursos técnicos em Administração, Eletrotécnica e Redes de Computadores. O professor José Romildo de Moura ficará responsável pela gestão escolar.
Ao chegarem à 3ª série, os alunos participarão de estágio curricular obrigatório e remunerado propiciado pelo Governo do Ceará. No momento, 6 mil empresas são parceiras nos programas de promoção de estágio profissional com previsão de atendimento de 18 mil estudantes.
“Este equipamento é lindo, uma escola toda toda adaptada para as melhores condições, de trabalho dos professores e de estudo aos alunos. Zelem e cuidem desse equipamento, é de vocês. E não esqueçam de acreditar no potencial de cada um de vocês. A construção do conhecimento é feita no dia a dia, estudem e aproveitem essa oportunidade”, pontuou Eliana Estrela.
A estrutura da EEEP é composta de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. Esta é mais uma construção que atende à concepção de qualidade para escolas de educação profissional. A obra foi supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).
As escolas profissionais ofertam 54 cursos técnicos para 111 municípios cearenses na Capital e no Interior, com o atendimento de 58 mil jovens.
Planejamento de vida
Para os jovens matriculados na EEEP de Coreaú, Emanuel Esdras e Francilane Moreira, estudar na unidade é sinônimo de ter um planejamento de vida. “Estudo Rede de Computadores, e acredito que fiz a escolha certa, numa área que tem muita demanda de emprego, e que vai me abrir oportunidades”, disse o primeiro estudante. Sua colega, que é aluna de Eletrotécnica, também projeta um futuro melhor. “Estudamos em uma escola de estrutura que nos permite projetar e planejar a nossa vida profissional, uma experiência que vai nos levar longe e com diferencial no currículo”, falou.
Tempo Integral
O Tempo Integral faz parte do Programa Ceará Educa Mais, constituído de 25 ações destinadas à contínua melhoria da qualidade da educação cearense.
Em 2022, 392 unidades de ensino em tempo integral beneficiam mais de 130 mil estudantes. Do total, 131 são EEEPs e 261 são Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI). Isso representa 60% da rede pública estadual de ensino médio nessas modalidades de ensino.
Neste ritmo continuado de conversão de toda a rede estadual para os formatos de funcionamento em tempo integral, até 2026 todas as escolas cearenses de ensino médio funcionarão em jornada prolongada. Serão 326 unidades construídas ou reformadas até lá.
Areninha em Coreaú,antiga Palma
Na ocasião, a governadora Izolda Cela assinou a ordem de serviço para a construção de uma Areninha no município, no distrito de Araquém.
Com investimento de pouco mais de R$ 280 mil, a Areninha beneficiará a população com uma área de intervenção total de 1.200 m²; Campo society com grama sintética; alambrados e rede; vestiários com banheiros; acessos pavimentados; torres de iluminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário