Coluna do macário batista para o dia 05 de maio de 2022

Augusta Brito aponta expansão de procuradorias das mulheres na 2ª edição do "Política cor de rosa"
A partir de uma ação da Procuradoria Estadual da Mulher (PEM) da Assembleia Legislativa do Ceará, o surgimento de órgãos com finalidade semelhante se expandiu em todo o estado. De um total inicial de quatro procuradorias da mulher municipais, já existem equipamentos como estes em 60 cidades e a previsão é de que cheguem a 100 procuradorias até o fim do ano. Os dados foram apresentados pela titular da PEM, deputada estadual Augusta Brito (PT), na segunda edição do projeto "Política cor de rosa - uma conversa de incentivo ao protagonismo feminino", realizada nesta terça-feira (03/05), no Comitê de Imprensa da Casa. O evento é uma realização da Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce). A roda de conversa contou com Augusta Brito, que ocupa desde 2017, o cargo de Procuradora Especial da Mulher na Alece, onde tem buscado informar e formar a sociedade civil em torno da equidade de gênero, empoderamento da mulher e enfrentamento do discurso sexista, visando contribuir para o aumento da participação das mulheres na política em todas as regiões do estado.A deputada abordou temas como violência política de gênero e empreendedorismo feminino com servidoras e servidores da Alece e representantes da sociedade civil. Segundo afirmou, um dos papeis da PEM da Assembleia é fortalecer o papel da mulher na política, por meio de parcerias com Câmaras Municipais. "Estão sendo construídas parcerias para a criação de uma rede municipal de enfrentamento à violência", afirmou, destacando ainda que, paralelamente a esta ação, é desenvolvido o projeto "Donas de si", que busca estimular o empreendedorismo entre as mulheres, buscando a inserção profissional. Segundo afirmou Augusta Brito, é necessário estimular a participação de mulheres na política, por meio de cotas para lançamento de candidaturas entre os partidos políticos. Ela citou dados pelos quais, dentre um total de 2.000 nomes eleitos para as Câmaras Municipais em 2020, apenas 405 vagas foram ocupadas por vereadoras. Augusta pontuou ainda que existem apenas cinco deputadas estaduais no Ceará: além dela, as parlamentares Aderlânia Noronha (SD), Drª Silvana (PL), Érika Amorim (PSD) e Fernanda Pessoa (UB). "Isso é fruto de uma cultura geral segundo a qual as mulheres devem cuidar de casa e os homens devem ficar com o espaço público. Sou a favor das cotas, pois as mulheres devem ser estimuladas a concorrer", afirmou.

A frase: “Quem come do meu pirão...engorda”. Adaptação de adágios.

De volta
O deputado Manuel Duca da Silveira voltou à Assembleia. Sua licença terminou e na quarta feira ele reassumiu o mandato. Com a volta de Duquinha, Oriel Nunes continua na Casa, com licença de Fernando Hugo.

Izolda na política
“Gostaria de expressar todo o meu respeito à aliança de partidos que ajuda a governar o Ceará e tem contribuído para os muitos avanços do nosso Estado nesses últimos anos. PDT,PT,MDB,PSD e tantos outros que integram nosso Governo têm sido fundamentais em todo esse processo”. Ta no tuiter da Governadora.

Defensor da aliança (Nota da foto)
-Todos sabemos que um grupo político dá voz a todos os seus participantes. O PT tem simpatia pela candidatura de Izolda Cela ao Governo. Falo por mim, mas há um grande grupo no partido que defende a mesma tese”. Acrísio Sena, deputado estadual do PT.

Conferência do Mar
Por enquanto o Ceará é o único Estado brasileiro credenciado a participar com assento e voz, da Conferência do Mar a se realizar em Lisboa a partir de 26 de junho. A Missão cearense já começou a ser formada.

Aliás...
Estão cada vez mais estreitos os laços cearenses com o governo português. O escritório em fase de instalação em Lisboa e os entendimentos entre o Ministério do Turismo de Portugal e a Secretaria de Turismo do Ceará, também estão muito avançados.

Aprece no jogo
A Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará-Aprece-, está trabalhando junto a seus associados para levantamento dos problemas provocado pela Enem nos municípios. A Aprece se junta ao Ministério Público e 
Assembléia contra o aumento da conta de luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário