Coluna do macário batista para o dia 09 de maio de 2022

Bom dia

O país do riso pronto
Personagem do Tom Cavalcante , uma doméstica arrumadeira de casas, dizia, quando vinha bronca: eu sou pobre mas sou limpinha. Somos assim, nós cearenses, pobres mas limpos de alma e de sorrisos. Aliás, o riso aqui é frouxo e se mistura na história com causos e fatos. Dando tratos à bola, analisando o fim de semana de tantas ocorrências na política, que é onde ganho meu rouge (o pão vem dos aposentos) achei, em meio às memórias do aniversário de morte de dona Rosinha, mulher do Otacílio Correia, uma passagem hilária, mais uma, dele com os "arqui adversários do Tauá", Júlio Rego e Antônio Câmara. Eram adversários fidalgos fidalgais, mas no Tauá pensavam que eram inimigos de sangue-a-fogo. Finos no trato sabiam separar as coisas e disputar seus mandatos e os votos que sempre os elegeram. Aqui em Fortaleza se tratavam com lhanesa, comum aos bem educados. O fato:Um dia, Otacílio Correia, deputado como eles, vinha com Júlio Rego pelos corredores da Assembleia e entram no gabinete do Júlio. O telefone toca e Otacílio, moleque, atende. Do outro lado uma eleitora do Tauá. - É do gabinete do deputado Júlio Rego? - É, responde Otacílio todo solícito.- É a Fransquinha, aqui do Alto da Cadeia, (bairro onde se come um bode maravilhoso`}. - Eu queria falar com o deputado. Otacílio, que sabia das histórias das "brigas" entre os eleitores dos dois, no Tauá, botou lenha...-Ollhe aguarde aí um bucadim que ele tá ali na sala conversando com o Antonio Câmara, tão morrendo de rir e eu não quero atrapalhar. Antes de desligar, Otacílio ainda ouviu a eleitora dizendo...isso é um bando de fi dumas iégua!!! Julio e Otacílio devem estar contando causos, onde estiverem, se rindo das coisas lá deles.

A frase: "Na política sempre teve uma atuação correta e sem manchas, pautada pela honestidade, se destacando como um dos políticos mais sérios da histõria do Ceará". Edy Fernandes, jornalista, sobre o deputado Júlio Rego.



Cuidando das populações cearenses (Nota da foto)
Tenho acompanhado atentamente o andamento da ação que trata do litígio territorial entre Ceará e Piauí, envolvendo territórios de 13 municípios cearenses. Nesta tarde recebi uma comissão de deputados estaduais que acompanham a atuação do Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará da Assembleia Legislativa (Celditec), além da equipe jurídica e técnica do Governo para discutir a situação. A Procuradoria Geral do Estado, juntamente com o nosso órgão Ipece, já vêm realizando toda a defesa do estado. Além disso, solicitarei uma audiência no Supremo Tribunal Federal (STF) para tratar sobre o caso e defender nosso Ceará.

Ceará e EUA
O Governo do Ceará assinou com o Governo dos Estados Unidos da América, por meio de seu Consulado Geral no Recife, no Palácio da Abolição, um Memorando de Entendimento que estabelece ampla parceria entre os dois governos.

Sem precedentes
Trata-se de uma iniciativa inédita no Ceará, reforçando o relacionamento institucional com os Estados Unidos, que é o principal parceiro comercial cearense, e também as ações estratégicas de internacionalização do Estado.

Com A.Koneff
O documento foi assinado pela governadora Izolda Cela e pelo encarregado de Negócios da Missão dos Estados Unidos da América no Brasil, Douglas A. Koneff, embaixador norte-americano interino no Brasil.

Fica a dica,da Mônica Bergamo
Lei Rouanet nunca foi "dinheiro de governo", como alguns integrantes e ex-integrantes do atual governo a tratam. É um mecanismo legal de financiamento da cultura. Captar recursos por meio dele jamais pode ser traduzido como "ser contratado pelo governo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário