Coluna do macário batista para o dia 13 de maio de 2022


Sem eira, nem beira
Logo depois de Sobral vem o Piaui. No fim do governo Virgílio Távora, aquele que elegeu Gonzaga Mota governador, um personagem de estado foi, a meu convite à região norte do Estado. De Sobral subimos a Serra Grande onde já aquecia o pepino de o Piaui querer terras cearenses, como se suas fossem. Uma luta antiga, desde quando a bestagem cearense trocou Crateus, que era deles, por Parnaiba que era nossa. Ficaram resquícios de mal estar e uma certa zanga dos vizinhos achando que a Serra Grande lhes pertencia, incluindo Granja, por onde se sobe pra Viçosa. Naquela viagem ouvi da autoridade que não tinha sentido o engodo até porque o Piauí não teria condições de arcar com o desenvolvimento que, já àquela época, era infinitamente superior por parte do Ceará. As escolas superiores, o ensino de qualidade, a saúde, por fim, o que o Ceará mantinha e hoje dá qualidade de vida e de trabalho e de organização social, o Piauí não tinha, como não tem cacife pra tocar. Mas político é assim mesmo. Inventa coisas pra dizer pro eleitor que tá cuidando de tudo,inclusive do que não lhe pertence.Aí, um deles, acho que o Índio, foi ao Supremo dizer pra suas excelências...olhe o Ceará tomou a Serra Grande todinha, inclusive Granja e diz que não devolve pra gente.O Piaui não cuida do que um dia foi nosso, como o Delta do Parnaiba, não cuida de Sete Cidades, patrimônio da humanidade, não cuida da Poticabana que o dr.Alberto Silva criou, não cuida da Barca do Sal, outra invenção do dr.Alberto Silva, que por sinal levou daqui o primeiro sinal de televisão pro Piauí e aqui se formou e aqui, junto com seu fiel escudeiro, Murilo Rezende, tiveram seus primeiros empregos.Ora, ora,ora. Perguntem nos municípios citados se um, unzinho só, morador queria ser piauiense. Aliás, tem uma história engraçada. Um dia,o saudoso desembargador Martônio Vasconcelos. foi a Croatá, que fica na esquina com o Piaui, na Serra Grande. Nosso jurisconsulto, um brincalhão, buliu com um morador. - Olhe, tão dizendo que isso aqui vai virar Piaui. O nativo pensou, olhou pros lados e se defendeu...- Doutor, não me dou com o clima do Piaui.

A frase: "O Bolsonaro se tornou criminoso ao conceder "graça" ao deputado Daniel Silveira, que deveria estar preso por sem contra a democracia e pertencer às milícias do Rio de Janeiro". Do senador Jornalista Cid Carvalho.


O homem tá mordido (Nota da foto)
Ciro Gomes, em vídeo nas redes sociais, diz que não desistirá da candidatura e chegará ao 2º turno para ganhar a eleição. Segundo Ciro, sem a sua candidatura, a polarização aumentaria no momento em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estagnou e Jair Bolsonaro (PL) se sustenta nas pesquisas de intenção de votos para a Presidência.

Já é hora?
O entusiasmo do sr.Lauro Chaves, sobre o desempenho da economia no Ceará,na banda do comércio varejista,e na indústria, acenderam, uma luz verde.Economista assessor da Fiec diz que os números seriam o começo da recuperação da economia.

Os números?
O varejo de março, por exemplo, em relação ao mesmo mês em 2021, cresceu 20,4%, segundo o IBGE. Já a produção industrial, no mesmo período cresceu 4,7%. Perderíamos só pra São Paulo se os números se confirmarem. Só que a inflação...

Café-viagem
A Secretaria de Turismo do Ceara reuniu num café da manhã, em São Paulo, agentes de viagens, num acordo com a Panrotas. Arialdo Pinho mostrou diversos destinos do Ceará, além de Jeri e Fortaleza. E os voos nacionais e internacionais. Entusiasmado.

Acordos e desacordos
Tem um moço, vereador Consul do Povo, candidato a deputado estadual pelo PSDB.Conta com votos da polícia. Ele e outros, Na faixa dele,dizem que 20 mil votos, está o jornalista Ferreira Aragão, buscando nova eleição. Hoje é suplente.

Já os acordos...
Namoro do comunista, PCdoB, Campelo Costa Junior, filho do recém morto querido arquiteto Campelo Costa,dono de um bom e qualificado eleitorado, se une ao pedetismo da irmã do Cid, a Lia., como nos temos antigos,votos dançando de rosto colado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário