Mulheres do PT pedem que o vereador Ronivaldo Maia seja julgado de forma isenta





Mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT) publicaram uma nota pedindo ao Diretório Estadual que o vereador de Fortaleza Ronivaldo Maia seja julgado de forma isenta. O parlamentar foi preso em flagrante no final de novembro de 2021, por tentativa de feminícidio, após ter discutido com uma mulher com quem teria relações extraconjugais. O documento, direcionado a Antônio Filho “Conin”, presidente da sigla no Ceará, diz que Ronivaldo é vítima de um linchamento por um setor do próprio PT.
A nota na íntegra:
“Nós, mulheres, feministas e militantes do Partido dos Trabalhadores, diante do caso que envolve o companheiro e vereador Ronivaldo Maia, decidimos nos pronunciar publicamente sobre a tentativa de linchamento promovido por um setor do Partido, sem o devido respeito aos corolários constitucionais da ampla defesa e do contraditório, o que atenta diretamente contra os direitos humanos e contra a justiça.
Infelizmente, nos deparamos com posicionamentos equivocados que, sem a devida apuração dos acontecimentos ou, de pelo menos a oitiva do companheiro envolvido, já externou opinião por sua condenação sumária, apenada pela expulsão dos quadros da agremiação partidária que ajudou a construir ao longo de sua trajetória de mais de 35 anos de militância no Partido dos Trabalhadores. A história recente de nosso país nos mostra as consequências terríveis de todo tipo de justiçamento.
Não buscamos a impunidade, apenas exigimos a apuração imparcial dos fatos nas instâncias devidas, seja no Judiciário, seja em nosso Partido. Nossa manifestação se baseia não apenas no repúdio ao pré-julgamento do companheiro, mas, também, em sua história de vida e de luta em defesa de causas libertárias, sempre pautada no respeito à vida, às liberdades e à dignidade da pessoa humana, tendo, durante o exercício dos quatro mandatos de vereador de Fortaleza para os quais foi democraticamente eleito, atuado na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros e da comunidade LGBTQIA+.
Conhecemos a trajetória de vida e de militância político-partidária do companheiro Ronivaldo e, diante das provas e depoimentos já colhidos, em especial o da companheira envolvida no caso que declarou que ele não teve a intenção de cometer qualquer tipo de violência contra ela, que nos colocamos em defesa da verdade e da justiça e repudiamos qualquer espécie de julgamento antecipado, de linchamento moral e de penalização desproporcional às responsabilidades que forem justamente apuradas, razão pela qual nos posicionamos de forma contrária à expulsão do companheiro Ronivaldo Maia dos quadros do Partido dos Trabalhadores“.

Nenhum comentário:

Postar um comentário