Os federais estão zangados

 Agentes da PF protestam contra governo federal no CE



Um grupo de agentes da Polícia Federal protestou nesta terça-feira (24) em frente à sede da Superintendência da PF no Ceará, no bairro de Fátima, pleiteando valorização da categoria. A movimentação vem em reação a declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o reajuste a ser repassado para as forças de segurança, alegando que o governo federal tem promovido uma retaliação à instituição.
Como explica Alexsandra Reis, delegada da PF e diretora regional da Associação de Delegados da Polícia Federal no Ceará, o mandatário vem descumprindo destinações orçamentárias voltadas para o reajuste desses profissionais. “Não estamos entendendo, porque uma reserva no Orçamento desse ano… Foi aprovado um orçamento de R$ 17 bilhões de reestruturação para as polícias da União, que seriam Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e Departamento Penitenciário Nacional (Depen). E na última live, o presidente disse que vai conceder o que está previsto no Orçamento de reestruturação para a PRF e para os agentes penitenciários, mas não vai para a PF. Então a gente só conclui que foi retaliação”, diz ela.
“Porque a gente continua no trabalho de combate à corrupção, mesmo com o governo dizendo que não tem corrupção no governo dele”, continua. Segundo Alexsandra, o principal objetivo é cobrar explicação do presidente com relação a essa decisão. O diálogo, no entanto, não tem sido frutífero: ela conta que o governo não tem conversado com os servidores e com os representantes de classe, associações e sindicatos.
Aponta ainda que a PF tem tido defasagem salarial desde 2016, “perdemos em torno de 45% do poder de compra e ele simplesmente está ignorando isso. Para ter ideia, ele disse que vai dar 5% de aumento para todos os servidores, e aí disse pra PF que, se sair, vai sair menos do que pra todos os outros servidores, vai ser 4,8%”, continua.
Segundo a diretora, ao longo do dia estiveram presentes de 150 a 200 servidores no protesto da capital cearense. Ela conta que não houve outras manifestações no interior do estado e que a movimentação tem abrangência nacional, mas ainda não há informações sobre o número de protestos, uma vez que eles estão acontecendo ao longo desta semana, em diferentes dias a depender da cidade.
Durante a manifestação de Fortaleza, via-se faixas levadas pelos agentes com cobranças ao presidente, incluindo uma em referência ao atentado contra a vida de Bolsonaro em 2018: “Te salvamos da facada e agora vai nos esfaquear pelas costas?” A Polícia Federal investigou o caso após o ataque de Adélio Bispo em Juiz de Fora (MG).
ADPF
Também nesta terça, o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Luciano Leiro, cobrou que Bolsonaro cumpra o compromisso firmado com a categoria, durante uma audiência da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados.
Em seu pronunciamento, Luciano Leiro destacou que “todos os servidores públicos merecem a atenção devida” e lamentou que o governo não seja aberto ao diálogo. Ele também criticou a “falta de compromisso” do Executivo com as polícias da União e lembrou que a segurança pública é uma das principais bandeiras de campanha do presidente Bolsonaro. “Mas nós não estamos sendo tratados, realmente, com o devido respeito”, afirmou Luciano Leiro.
O presidente da ADPF lembrou, por exemplo, que o chefe do Executivo federal tem descumprido compromissos com a Polícia Federal desde 2019, quando, ao contrário do prometido, apenas as carreiras das Forças Armadas foram reestruturadas pela reforma da Previdência. Em outra quebra de compromisso, segundo Luciano Leiro, Bolsonaro não cumpriu, até o momento, a promessa de aplicar R$ 1,7 bilhão do Orçamento da União de 2022 na reestruturação das polícias da União.
“A Polícia Federal é uma polícia que investiga, é uma polícia de Estado, não de governo, mas é uma polícia que está sofrendo, sim, uma retaliação deste governo. Não sei por que, mas nos causa estranheza. A última novidade é que ele (Bolsonaro) faria um aumento diferenciado para outros órgãos de segurança pública, e para a Polícia Federal não. Então, a quem interessa essa desvalorização dos policiais federais? A quem interessa essa desvalorização da Polícia Federal?”, questionou, ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário