A Eletrobras é nossa, diz Ciro Gomes

Ciro diz que, caso Eletrobras seja privatizada, pretende “tomá-la de volta” à União


O ex-governador e presidenciável Ciro Gomes (PDT) declarou que, caso a Eletrobras seja de fato privatizada – como vem sendo encaminhado – ele pretende tomá-la de volta para as posses da União em um eventual governo como presidente da República. O pré-candidato constata que a capitalização da empresa seria um “crime”.
Segundo o ex-ministro, caso o processo se efetive, “vamos ter que negociar problemas de água e de tarifa lá em Xangai, provavelmente com uma estatal chinesa. “Se privatizar eu tomo de volta, com as devidas indenizações naturalmente”, disse ainda. A Eletrobras oficializou a oferta de suas ações na última sexta-feira (27).
Na mesma ocasião, Ciro também destacou que pretende alterar a estrutura de preços da Petrobras, comprando ativos de acionistas que perdessem o interesse em fazer investimentos na estatal após isso. A política de preços hoje praticada pela companhia é alvo de fortes críticas dos opositores do governo federal, em meio a altas recorrentes nos preços dos combustíveis.
O presidenciável considera que o cálculo a ser utilizado pela empresa deve levar em conta o que chama de custo Petrobras, somando-se a um lucro em linha, de modo que não haja paridade com a importação. “Eu vou publicar um edital ao lado do governo dizendo que o governo entrará comprando tantas ações quantas se queiram vender até o limite de integralizar novamente 60% do capital”, diz o ex-governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário