Bom dia

 



Iniciativa conjunta do Bloco de Esquerda da Câmara propõe alterar a denominação da Praça da Gentilândia para Praça Rosa da Fonseca

Iniciativa conjunta do Bloco de Esquerda da Câmara Municipal de Fortaleza, composto pela Nossa Cara Mandata (PSOL), pelo vereador Gabriel (PSOL), pela vereadora Larissa Gaspar (PT) e pelo vereador Guilherme Sampaio (PT) propõe alterar a denominação da "Praça da Gentilândia", localizada no Bairro Benfica, para "Praça Rosa da Fonseca" .

Assinada nesta quinta-feira (2), a iniciativa será lida, encaminhada para a Comissão e, posteriormente, seguirá para o plenário votar. A proposição foi encaminhada ao bloco de esquerda pela população Fortalezense, em uma justa homenagem à ex-vereadora, professora universitária, militante política, e defensora aguerrida dos direitos humanos Rosa da Fonseca, falecida em 1º de junho.

A vida de Rosa se confunde com a luta dos povos oprimidos e pela construção de críticas  contundentes ao capitalismo, razão pela qual lutava veemente por sua superação. Sua história de garra e luta está intimamente ligada  ao fortalecimento da esquerda no Ceará e no Brasil, tendo sofrido os horrores da ditadura na época do AI-5, quando foi presa no Governo Médici.

Praça da Gentilândia

Localizada no coração do Benfica, bairro historicamente ligado às grandes lutas populares em Fortaleza, à educação, ao pensamento e à liberdade, a Praça é também berço dos movimentos sociais, políticos e estudantis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário